Saber onde começar
Cada projeto inicia-se, inevitavelmente, por alcançar uma visão clara do modo como este vai ser apresentado ao mercado. Esta é uma definição que acontece ao nível do processo de negócio desenvolvido mas que tem também uma vertente no discurso a elaborar e na forma como este é veiculado junto do público.
Esta definição de quem somos, de como queremos comunicar e que mensagem queremos fazer passar torna-se o aspeto fundamental da estratégia de comunicação e marketing a desenhar e das respetivas ações que a integram.
Apesar de não ser simples chegar a estas conclusões, as questões que levam às mesmas são reconhecíveis e devem constituir o ponto de partida para chegar a um entendimento do posicionamento pretendido e do que queremos comunicar:
“Quem somos?”
“Que valor trazemos para o sector?”
“Qual o nosso ponto de vista único?”
“Que público queremos alcançar?”
“Que mensagem queremos que associem à nossa Marca?”
Apenas depois de obter estas repostas será possível perceber claramente que plano, de entre vários possíveis, se adapta corretamente aos objetivos a que nos propomos atingir.