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Jan 7, 2025

Say Trends: O que esperar da comunicação em 2025 

Um guia essencial  

Num mundo em constante metamorfose, é necessário saber adaptar-se e conhecer as tendências que o esperam em 2025. A comunicação tem-se alterado de forma significativa ao longo dos tempos e a evolução tecnológica teve um grande peso nesta modificação. Neste artigo conhecerá as tendências que se prevêm no mundo da Comunicação para 2025.

Uma era digital 

Cerca de 80% dos consumidores, segundo a McKinsey & Company, exigem uma comunicação digital personalizada em permanência com as empresas. Para se manter numa posição de sucesso no mundo da comunicação, é essencial conhecer as seguintes tendências: 

1. Plataformas geridas por IA:

Prevê-se um aumento da automatização dos processos de comunicação, e desta forma, os clientes mostrar-se-ão mais satisfeitos com a rapidez das respostas e personalização das mesmas.  

 2. Empresa inteligente 

Através da IA, em 2025 será possível ter na sua empresa uma melhor fluidez de dados e conexões de algoritmos, analisados em tempo real. Assim, será mais fácil adaptar-se aos comportamentos dos clientes, bem como antecipar problemas e resolvê-los mais rapidamente.  

 3. A experiência do stakeholder 

Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado mais competitivo. É crucial saber destacar-se na experiência entregue aos seus clientes. Esta deve ser: 

  • Hiperpersonalizada; 
  • Fluída; 
  • Memorável; 
  • De qualidade consistente. 

Com a IA, torna-se mais fácil identificar e aplicar este tipo de experiências, a partir de uma análise dos dados recolhidos de forma mais aprofundada.     

Transparência e autenticidade 

Contudo, numa era cada vez mais mecanizada, produzida e fria, mostra-se crucial a inclusão destes dois fatores que aproximam os clientes da empresa.  

Seguindo os dados apresentados pela Edelman Trust Barometer, cerca de 80% dos consumidores confiam mais em empresas que são transparentes quanto às suas práticas e políticas. 

Consciência ambiental 

Mas para conquistar os stakeholders, ser transparente não chega. 

A responsabilidade ambiental tornou-se, nos últimos anos, um verdadeiro foco de interesse, especialmente entre os mais jovens. Empresas que queiram captar o olhar e criar ligações fortes com uma geração mais jovem, devem responder às demandas deste novo paradigma climático. Desta forma, valorizam a sua reputação e atraem clientes que tenham esses mesmos valores vincados.  

Atenção: Não é greenwashing. Os negócios amigos do ambiente têm se mostrado bons negócios, ao longo do tempo.  

Resiliência durante tempos incertos 

Os conflitos políticos e económicos de 2024 dificilmente se dissiparão em 2025.  O mundo, no geral, mostra-se incerto e são nestas condições onde as empresas se desenvolvem ao longo do seu percurso. É necessário mostrar resiliência e flexibilidade numa era de incerteza, ou seja, ter a capacidade de se adaptar e responder ao inesperado. 

Ao conhecer o que o aguarda em 2025, poderá defender-se e antecipar-se, passando à frente dos seus concorrentes e criar mensagens que ecoem junto do seu público-alvo. Desta forma, o sucesso será garantido.  

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