A Say U Consulting aplicou o seu modelo de Comunicação “GO360º>PR4SMEs” à Acredita Portugal, no momento em que a associação responsável pelo maior concurso de empreendedorismo nacional assinala 10 anos. O modelo, pensado para startups e PME e habitualmente disponibilizado aos projetos finalistas da iniciativa, serviu para repensar o posicionamento da associação face a um contexto em transformação e a um nível acrescido de maturidade.
Lisboa, 02 de abril de 2018 – A Say U Consulting aplicou o seu modelo original de Comunicação “GO360º>PR4SMEs” para repensar o posicionamento da Acredita Portugal. A associação é responsável pelo concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, a maior iniciativa do género em Portugal e a segunda maior a nível mundial, que cumpre em 2018 o seu 10º aniversário. A estratégia desenvolvida tem por objetivo potenciar o âmbito de atuação da associação no apoio ao empreendedorismo e a sua visibilidade perante stakeholders neste contexto.
A experiência da consultora enquanto parceiro da Acredita Portugal nos últimos 5 anos – na divulgação da iniciativa e no suporte à definição de estratégias de comunicação de projetos finalistas – serviu de base à intervenção.
Para Marta Gonçalves, Managing Partner da Say U Consulting, “o discurso relativamente ao empreendedorismo mudou. Assistimos a uma massificação do fenómeno startup e das plataformas orientadas ao apoio a novos projetos no mercado, num conceito omnipresente na linguagem de negócio atual. Torna-se, assim, mais difícil a uma iniciativa neste âmbito diferenciar-se e demonstrar a sua mais-valia, mesmo que tenha sido pioneira e possua um alcance alargado. A proximidade da Say U Consulting à Acredita Portugal permite-nos olhar para esta marca e historial de modo distinto, no momento de tentar perceber de que forma pode crescer, evoluir e continuar presente junto de empreendedores em busca de uma oportunidade de reconhecimento. Foi esse o desafio a que nos propusemos responder”.
A resposta implementada pela Say U Consulting toma forma através da oferta “GO360°”, uma solução integrada que faz uso das distintas vertentes de atuação da consultora – Creativity, Events, Press e Web, e que se destina a ser aplicada à conceção de estratégias de marketing de comunicação “Think big, act small” e à construção de campanhas de nicho, com um “match” perfeito entre criatividade, dimensão, estádio de desenvolvimento e recursos disponíveis.
O Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal apresenta-se enquanto plataforma para fomentar uma cultura de possibilidade para libertar o potencial empreendedor da população portuguesa. Trata-se do maior concurso de empreendedorismo de Portugal e premeia ideias e projetos inseridos em vários setores e áreas económicas e sociais. Ao longo das suas últimas sete edições, o Concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal apoiou 69.182 projetos de negócio.
Sobre a Acredita Portugal:
A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional, que nasceu em 2008 pela mão de José Miguel Queimado. Desde então, a Acredita Portugal trabalha por, e para todos os portugueses, independentemente da sua formação ou cultura, permitindo que qualquer cidadão tenha oportunidade de perseguir o seu sonho empreendedor. Cada ideia em competição é submetida de forma gratuita, passando por uma avaliação e vendo desenvolvido o seu plano de negócios. Aos projetos vencedores é dada a oportunidade de desenvolver parcerias estratégicas com vista à sua implementação no mercado.