Bem-vindos à primeira edição do espaço Say Comm da SayU Consulting.
O panorama global de negócio modificou-se. Independentemente da tipologia e dimensão de uma organização, a visão de futuro e a estratégia para a cumprir têm necessariamente de ser diferentes.
O cliente B2B espera hoje o mesmo nível de digitalização e personalização encontrado na experiência de compra B2C. O papel do responsável de Marketing está a transferir-se da mera ação promocional direcionada a leads para a criação de interações significativas para diferentes stakeholders. Trata-se de um esforço para apoiar os ciclos de vendas, acelerar a velocidade do processo de negócio e trabalhar de forma mais eficiente com a equipa comercial. Este já não é um impulso amplo, é uma intervenção estratégica e integrada, altamente direcionada.
Esta é a verdadeira estratégia de marketing B2B, um processo contínuo e coordenado ao longo de toda a jornada do cliente. Para dar suporte a este novo compromisso, Vendas e Marketing devem compartilhar de forma proativa os seus respetivos insights e coordenar táticas.
O estado e o futuro da Comunicação nas empresas B2B foi o alvo do InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses, um estudo desenvolvido pela SayU em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e com o apoio da aicep Portugal Global. Os resultados da iniciativa estão disponíveis, online, no website da SayU Consulting.
Até à próxima semana, diga “Comunicação” e acompanhe o Say Comm aqui.