Para organizações do Terceiro Sector à procura de uma estratégia de comunicação eficaz pode parecer um desafio perceber como “pensar” e atuar neste contexto. Esta é uma realidade necessariamente distinta dos processos de comunicação mais usuais e dotada de uma considerável complexidade, quando o objetivo passa por integrar ações complementares para diferentes públicos.
O ponto de partida de qualquer estratégia de comunicação, não apenas para organizações deste tipo, deve fazer uso de experiência, know-how e competências. Se, por um lado, a experiência pode ser retirada diretamente da atividade desenvolvida pela equipa e voluntários da organização, adquirir o necessário conhecimento e aplicá-lo torna-se mais complicado. É nesta perspetiva que as parcerias desenvolvidas se revelam realmente úteis, capacitando a organização para realizar a evolução pretendida no desenho da estratégia de Comunicação.
Mobilizar parceiros e criar uma plataforma na área da comunicação, marketing e captação de fundos é o objetivo da campanha “#PresentesMdM” que a Associação Médicos do Mundo (MdM) acaba de lançar e na qual a Say U participa.
Como resposta ao aumento do número de casos de pobreza e de exclusão social, a MdM recebe cada vez mais pedidos de ajuda e debate-se simultaneamente com uma diminuição dos apoios financeiros públicos, empresariais e de particulares.
A plataforma a implementar pretende garantir os recursos e apoios financeiros para continuar a promover o acesso a cuidados de saúde gratuitos e a ajuda a mais de 5.000 pessoas, através de 8 projetos nacionais em curso em Lisboa e no Porto e outros que possam vir a ser implementados.
Para o fazer, a criação de uma rede de parceiros estratégicos para a MdM surge como primeiro passo para o desenvolvimento de ações com vista à conquista de notoriedade para a organização e a sua atuação, de partilha de informação e de angariação de voluntários e doadores. Ações e objetivos para os quais o conhecimento técnico e as competências específicas das entidades, empresas e profissionais que integram esta plataforma constituem fatores fundamentais.
O acesso a informações adicionais sobre a campanha “#PresentesMdM” pode ser realizado através do website da Associação, em www.medicosdomundo.pt.