Mais de 50 Startups apresentam propostas e soluções para o Turismo no “What’s Next – Innovating Tourism”. Organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, o evento contará com uma área de debate sobre digitalização, numa partilha das melhores ideias e práticas para um dos setores estratégicos da economia portuguesa.
Lisboa, 12 de março de 2022 – Dezenas de startups que estão a mudar as regras e a reinventar soluções vão apresentar as suas propostas para o Turismo durante o “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento, de 16 a 18 de março, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo traz a inovação para o primeiro plano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022.
A partir do palco “BTL Labs”, dedicado à inovação, serão dezenas as startups presentes, organizadas e agrupadas por competências nas diferentes valências empresariais e respostas práticas na lógica de Business To Business (B2B) e Business To Consumer (B2C).
Através da Plataforma Talk2me, os visitantes da BTL – o maior evento de Turismo realizado em Portugal – terão ainda a oportunidade de conversar com todas as startups presentes neste espaço de debate e troca de experiências de temas-chave para aquele que é um setor estratégico da economia portuguesa.
Durante o “What’s Next – Innovating Tourism” subirão ao palco mais de 40 oradores, distribuídos por três grandes áreas de debate: Digitalização, Pessoas e Sustentabilidade. No painel sobre Digitalização, que terá como anfitrião na sessão de abertura Luís Araújo, presidente do NEST, serão debatidos temas como Biometria, Anaytics ou Blockchain.
16 de março, 14h30-16h30: Digitalização
- WOW – CULTURAL INNOVATION – Adrian Bridge, CEO Fladgate Partnership
- A ERA DA BIOMETRIA JÁ CHEGOU – Aaron Beeson, Diretor de Inovação ANA
- IMPACTO DO 5G NO TURISMO – Miguel Adrego, Líder de equipa em novos negócios e inovação NOS
- TECNOLOGIAS EMERGENTES AO SERVIÇO DO TURISMO – Rute Cardoso, Executiva de contas no Setor Público Microsoft
- CALL TURISMO – Miguel Barbosa, Diretor de Investimentos Portugal Ventures
- O PODER DO ANALYTICS NAS CIDADES – José Maria Garrett, Líder de Negócios de Análise NOS
- PODE O BLOCKCHAIN REINVENTAR O TURISMO? – Fred Antunes, CEO RealFevr
Visão partilhada sobre o futuro do Turismo
A par com a agenda na FIL, em Lisboa, o “What’s Next – Innovating Tourism” vai também contar com um conjunto de quatro sessões, a decorrer fora da BTL, que trazem a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o setor do turismo.
Estas serão disponibilizadas no canal de YouTube do NEST e ainda neste âmbito tecnológico haverá, a 15 de março, uma conversa dedicada à Revolução Digital com Inês Drummond Borges, CTO da Sonae Sierra, e António Câmara, Chairman do YGroup.
“What’s Next – Innovating Tourism” é organizado pelo The Next Big Idea, plataforma de inovação, e conta com a SIC e o Expresso como parceiros de media.
Toda a informação sobre o evento está disponível em https://www.whatsnexttourism.pt/
A BTL 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como o BTL LAB.
O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.
A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.
Sobre o NEST:
Associação Privada sem Fins Lucrativos, fundada a 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades – Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI. Tem como pilares estratégicos a inovação cultural, o conhecimento digital e projetos piloto para o setor.
Sobre a BTL:
Promovida pela Fundação AIP, a 33ª edição da BTL – de 16 a 20 de março – pretende reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo realizado em Portugal, contribuindo de forma decisiva para a retoma deste importante sector da economia portuguesa. Junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.