Segundo o relatório internacional da Nielsen “Global Survey Premiumization”, sabe-se que 33% dos portugueses melhoraram a sua situação financeira nos últimos 5 anos.
Isto leva-nos a concluir que consequentemente o seu poder de compra aumentou e que valorizam cada vez mais características específicas num produto.
A qualidade, gama de oferta abrangente e o fato de determinado produto proporcionar uma boa experiência.
Os consumidores valorizam cada vez mais os benefícios que o produto lhe proporcionam, e as soluções que pode beneficiar com a compra de determinado produto.
E quando falamos de produto, a primeira questão que passa pela cabeça dos nossos consumidores é: Será que este produto satisfaz as minhas necessidades?
Quando nos referimos a uma “marca” (e não a um produto), o que mais valorizam os consumidores?
Se nos focarmos em outro estudo recente da Nielsen, percebemos também que os consumidores valorizam cada vez mais a atitude e o comportamento de uma marca.
A diversidade de oferta, e a preocupação com a sustentabilidade são passos para o sucesso de uma organização ou marca, independentemente do setor em que se insere. No que toca à sustentabilidade é importante procurar promover e repeitar boas políticas de responsabilidade social.
Logo, a reputação que é criada pela “pegada” das atitudes e comportamentos da sua marca é relevante e determinante para o seu negócio e para a sua marca.