Criar um projeto próprio implica também capacidade trabalhar em equipa. Para tudo, precisamos dos outros. Por sua vez, trabalhar em equipa pode ser uma tarefa complicada implicando uma forte inteligência emocional. Neste caso, capacidade de agregar valor e gerar confiança.
Trabalhar em equipa não significa apenas trabalhar em conjunto, significa um trabalho conjunto baseado na partilha e com foco no crescimento e também caminhar para ser líder. É contraditório liderar algo que não se conhece, liderar equipas implica já ter sido um membro de alguma.
Se trabalhar em equipa não é algo que o atraia, veja-o como uma forma de crescimento. Se transformar esta “obrigação” numa oportunidade tudo se torna mais simples. A verdade é que, efetivamente, o trabalho em equipa lhe permite desenvolver um grande leque de capacidades.
A Say U Consulting partilha consigo algumas técnicas que vão melhorar substancialmente o seu desempenho no trabalho em equipa: não transmita energias negativas, seja quem erradia e transmite vontade. Este é um primeiro passo para que tudo pareça mais simples. Implica confiança e conhecimento para que tudo consiga estar encaminhado para alcançar os objetivos propostos. É igualmente importante nunca subestimar os outros. O individualismo ficou no século passado. Qualquer ideia, mesmo que inicialmente pareça desadequada, deve ser considerada. Experimente começar o projeto com um brainstorming, vai fomentar a aproximação entre os membros da equipa e é livre de julgamentos. A ideia é a partilha espontânea de ideias.
Portanto, é importante que integre efetivamente a equipa. Esta integração vai facilitar o sucesso do trabalho a ser desenvolvido. Ao assumir o papel de líder tenha em consideração que para além de conhecer a fundo o projeto, é uma regra estar atento ao que se passa à sua volta, saber ouvir os colaboradores e valorizá-los. Será também sua responsabilidade delegar tarefas e relembrar metas.
Trabalhar em conjunto em prole de alcançar um objetivo comum poderá ser desafiante. Ajuda-o a fomentar o espírito de entre-ajuda, a ser mais flexível, a distribuir responsabilidades, ensina-o a cooperar e perceber que os outros são essenciais. Permite também que aprenda a gerir expectativas. Acima de tudo, contribui para o enriquecimento pessoal e a afirmação profissional.