Poder do Storytelling
Já todas as marcas perceberam que contar uma história é uma jogada inteligente mas por vezes torna-se difícil fazer a diferença entre tantas e tantas boas histórias.
Mais do que comprar um produto ou serviço os consumidores gostam e vão continuar a sentir-se atraídos por marcas que consigam chegar até ao seu emocional. Isto é possível através de uma boa análise aos reais interesses e perfis dos nossos consumidores, porque contar uma boa história ainda pode ser um segredo para o sucesso.
Ao longo dos anos o Storytelling tem vindo a reinventar-se e a adaptar-se às modificações sociais do momento.
Esta campanha de 2009 do Google Chrome é um bom exemplo de como tudo muda rapidamente no que toca ao digital. Além de aparentemente inovador na altura do seu lançamento, hoje, 10 anos depois, conseguimos perceber que se trata de um video outdated. Além de extenso e pouco dinâmico, a forma como hoje em dia lidamos com conteúdo outdated é negativa.
https://www.youtube.com/watch?v=SC-2VGBHFQI
Em tom de comparação podemos ver que os vídeos mais recentes da mesma empresa são muito mais curtos e dotados de um dinamismo adaptado ao utilizador de hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=4Yv_GmAMGdY
Outro exemplo de adaptação e inovação é o IKEA – uma cadeia internacional de sucesso que chamou a atenção com a campanha intitulada “Um cantinho para dois”.
Acima de móveis e bens materiais (que são a sua proposta de valor e negócio) o IKEA preferiu criar todo um conceito à volta da história de amor entre um casal apaixonado tipicamente português. Através de um vídeo bem conseguido que ilustra a história de amor (e de arrumação) de dois membros IKEA FAMILY, é impossível ficar indiferente a este anúncio. Também a adaptação ao target nacional é interessante, uma vez que a mesma campanha com um casal de outra nacionalidade não faria tanto sentido.
https://www.youtube.com/watch?v=tty8-k86nLA
Neste micro storytelling, o IKEA personificou o parceiro que ajudou este casal a contar uma história emocional: onde a arrumação separa, mas também une. E recorda-nos de que nunca é tarde para recomeçar e arrumar, com a divulgação do vídeo com o hashtag #Euqueroarrumar que trouxe ainda maior envolvimento nas redes sociais.
Com um posicionamento de marca verdadeiramente preocupado com a mulher real, a DOVE é perita em transportar-nos para dentro do ecrã no que toca a campanhas de comunicação emocionais. A prova disso é o resultado de partilhas e engagement alcançado.
Uma campanha instintivamente voltada para as mulheres e principalmente focada na humanidade e auto-estima fez sucesso numa altura onde o movimento #empoweringwomen está cada vez mais forte. O cliente procura, cada vez mais, conseguir identificar-se com marcas que espelhem os valores que defende. Este é um exemplo de ação de comunicação que se tornou viral e recebeu vários prémios.
https://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4
Após analisar todas estas campanhas, é possível encontrar alguns elementos-chave comuns:
- São emocionais
- Ajudam ou motivam alguém
- Envolvem os utilizadores
- Fazem com que as pessoas se identifiquem e revejam nas situações
- Escalam facilmente a nível de alcance e partilhas
- Exploram motivações e comportamentos comuns
A verdade é que todos nos identificamos com este tipo de storytelling criativo e emocional. O segredo passa por conseguir construir histórias mobilizadoras e envolventes de forma sucinta e impactante que façam um match com esta lista de características.