Plano de Comunicação é a arte e ciência de alcançar um público alvo por diferentes canais. Ativo e atualizado em permanência, explica como transmitir a mensagem correta no canal e tempo corretos.
No caso do Plano de Comunicação Mediático esta arte e ciência aplica-se por via de uma visibilidade mediática que valorize uma organização, esclareça o seu ponto de vista e potencie o interesse nos seus produtos ou serviços. O plano de comunicação serve como um guia para a comunicação e para os esforços de patrocínio durante a duração do projeto.
É um documento ativo e é atualizado periodicamente à medida que o público se altera. Explica como transmitir a mensagem correta, do transmissor ao público corretos, através do canal e tempo corretos. Endereça os seis elementos básicos a comunicação: transmissor, mensagem, canal de comunicação, mecanismo de feedback, recetor/público e calendário.
O Plano de Comunicação Mediático é um diagnóstico atual da comunicação de uma empresa, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria a nível mediático e assenta na regularidade, consistência e exclusividade. Assumindo a dependência tácita entre objetivos de comunicação e de negócio, estes são os vetores que permitem a uma organização garantir à marca acréscimos claros de notoriedade e reputação.
As diferentes tipologias de media e as suas respetivas plataformas são ferramentas de comunicação por excelência numa estratégia multidisciplinar e assente em abordagens complementares. A elaboração e divulgação de conteúdos jornalísticos e as abordagens seletivas a meios de comunicação social permitem a divulgação massiva de informação para um público alargado ou o contacto com um target sectorial através de publicações de caráter especializado.
Implementando ações de Comunicação de Marketing destinadas a conseguir transformar a informação veiculada sobre produtos e serviços em perceção sobre os seus atributos e o posicionamento, a SayU potencia o desenvolvimento de awareness em torno da marca e da organização.