IDENTIDADE CORPORATIVA

Identidade corporativa

Identidade Corporativa é o modo como a organização se apresenta ao mundo exterior. Embora a cultura e os valores internos sejam essenciais para moldar a identidade da organização, esta adquire igualmente tangibilidade para o exterior através da definição e de ativos visuais e branding.

Essencialmente, qualquer comunicação ou informação na interação veiculada por uma marca faz parte da sua Identidade Corporativa. Embora o design do logotipo se enquadre na identidade corporativa, o termo vai muito além deste ícone visual para abranger também elementos como fontes de texto, ilustrações, esquemas de cores, fotografias e animações.

É possível identificar exemplos em tudo, de publicações em social media a anúncios em outdoors, uniformes utilizados pelos colaboradores e estacionário, packaging e plataformas próprias.

Quando os elementos visuais de uma empresa são implementados de forma correta e consistente, funcionam em complementaridade para criar uma identidade de marca que é instantaneamente reconhecível e memorável.

A consistência de marca disponibiliza controlo acrescido sobre a imagem da marca, que, embora seja formada por interações individuais com a organização, pode ser influenciada, ou pelo menos impactada, por uma forte Identidade Corporativa.

Uma Identidade Corporativa só pode ser construída contando com uma equipa alinhada com o posicionamento, missão, valores, mensagens e personalidade da marca. Com essa base sólida, torna-se possível desenvolver uma linguagem visual que reflita corretamente a marca.

Estes marcadores visuais de marca devem ser tão estratégicos quanto criativos. Não falamos de elementos de marca fixos e rígidos, mas de elementos de design ágeis, mantendo o negócio relevante em todos os cenários encontrados no mercado e face a clientes em permanente mudança.

Além disso, a Identidade de uma organização não pode hoje ser considerada inviolável e estática. Para que seja forte é necessário que seja igualmente contemporânea. Para o conseguir, questões atuais como as alterações climáticas ou a promoção da diversidade devem ser tidos em consideração. Uma Identidade Corporativa forte e positiva só pode ser garantida se a organização também atuar internamente de forma moderna e contemporânea. Essa dinâmica deve ter impacto em áreas que se conjugam e estabelecem em conjunto: o design corporativo deve ser constantemente otimizado, a comunicação corporativa aprofundada e a filosofia corporativa refinada.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt