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Out 24, 2018

A mudança na área de RP

A mudança nas Relações Públicas

A mudança nas Relações Públicas

Tal como toda a vida moderna no geral se alterou com a evolução da tecnologia digital, o mesmo aconteceu com a prática de relações públicas. Os profissionais desta área praticam hoje uma atividade completamente diferente do que era há uns anos atrás, existindo novas formas de trabalhar e novas metodologias para organizar, liderar e gerir o trabalho.

Ora, uma das mudanças óbvias nesta área relaciona-se com as mudanças na lista de contactos dos media. Desde o início da atividade de relações públicas, os seus profissionais reconheceram a importância de desenvolver uma lista de contactos dos media a quem podiam recorrer para publicar as matérias acerca da sua marca. Antes da Internet, este processo era facilitado, uma vez que era um meio pequeno e consistente, em que os jornalistas ficavam bastante tempo associados a um meio.

Hoje, o território dos media é tudo menos pequeno e consistente. O número de publicações aumentou e os bloggers e influencers são novos agentes que ganharam importância e que devem ser incluídos na nossa análise. Desenvolver uma lista de contactos dos media já não é tarefa fácil, mas foram desenvolvidos outros mecanismos a nível de software para acompanhar esta evolução e ajudar a situar quem tem importância para que se possa escolher o meio e o profissional mais pertinente para transmitir a mensagem de marca.

Antes da era digital, medir o sucesso e impacto da ação de relações públicas era bastante difícil. Tão difícil, que muitas marcas simplesmente não o faziam. A atividade era vista como um custo necessário e não como um método para obter lucro. Agora podemos medir os resultados, como o aumento do tráfego do site, melhores taxas de conversão, melhores classificações de optimização para motores de pesquisa e, por fim, conseguimos calcular as receitas que daí provêm, conseguindo assim justificar o investimento adicional na ação de relações públicas.

Podemos então concluir que a tecnologia mudou a forma como produzimos e consumimos informações e, por isso, faz sentido que também tenha mudado a forma como as equipas de relações públicas colocam as suas mensagens no mercado e medem os resultados. Ainda que a mudança seja sempre um processo difícil, no jogo de relações públicas é preciso acompanhar a evolução dos tempos, havendo aspetos fundamentais associados à sua prática que devem ser mantidos: a existência de relações fortes entre agentes e uma forte identidade de marca.

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