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Abr 30, 2019

Devem as marcas estar em todas as redes sociais?

Devem as marcas estar em todas as redes sociais?

Devem as marcas estar em todas as redes sociais?

As redes sociais são hoje um canal de comunicação tão ou mais importante como qualquer outro. Quando queremos saber mais sobre determinada marca, uma das primeiras coisas que fazemos é uma rápida pesquisa sobre a mesma no Facebook ou no Instagram. Se no passado era uma opção marcar ou não presença no mundo digital, hoje deixou de o ser.

Contudo, devem as marcas estar presentes em todas as redes sociais? Fará sentido uma marca estar no Facebook, no LinkedIn e no Twitter? Quais os critérios que devemos ter em conta quando fazemos esta seleção? Devemos comunicar da mesma forma independentemente da rede?

Ficam algumas sugestões que podem ajudar neste processo de seleção:

• Conhecer o público para quem comunicamos – Antes de partirmos para a análise dos benefícios e desvantagens de cada rede, é essencial conhecermos o nosso público. Se não soubermos para quem vamos comunicar, nunca conseguiremos escolher os canais de comunicação corretos.

• Se estamos presentes, temos de comunicar – Um dos erros mais comuns em todo este processo é a opção pela presença em determinada rede, mas com uma atividade bastante reduzida ou mesmo sem qualquer atividade. É uma escolha errada. Para além de ser um desperdício de tempo, passa a imagem de uma organização descuidada e que não se preocupa com a imagem que passa para o seu público.

• Comunicar de forma diferente em cada rede social – Se queremos estar presentes em diversas redes sociais, devemos adaptar-nos às mesmas. Não faz qualquer sentido comunicar da mesma forma no Instagram e no Facebook. Se não houver tempo nem recursos suficientes para estar em todas as redes que pretendia, a melhor opção passa por priorizar as que são mais importantes para a sua marca.

• Qual o objetivo de estar em determinada rede – Para além da forma como comunicamos, devemos estabelecer objetivos para a presença nas redes, sejam eles do foro comercial ou reputacional. Em determinados casos, o LinkedIn pode servir objetivos mais reputacionais e o Facebook ter um propósito mais comercial, por exemplo.

Estas são apenas algumas sugestões que poderão ajudar na escolha das redes sociais onde a sua marca deve marcar presença. Todavia, para que essa mesma escolha seja correta, é essencial que conheça bastante bem o seu público e que estabeleça quais os objetivos que pretende para cada rede social.

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