u’ve got mail

Jul 24, 2024

As redes sociais transformaram os colaboradores em RP

Capacite a sua Employer Branding com estratégias de comunicação que destacam a sua organização, atraindo os melhores talentos e cultivando uma cultura que inspira. Os colaboradores são RP.

 

As redes sociais transformaram os colaboradores em relações públicas

Pessoas satisfeitas são os seus spokespersons mais credíveis e relevantes, especialmente numa era de social media e feedback

 

Torne-se líder na guerra pelo talento!

Com guerra aberta pela atração e retenção do melhor talento, a Comunicação Interna é estratégica para o sucesso e crescimento contínuo das organizações.

Segundo o último Índice de Excelência da CEGOC e Neves de Almeida HR Consulting, em parceria com o ISCTE Executive Education, as questões salariais, juntamente com o crescente peso do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, as oportunidades de progressão de carreira e o alinhamento cultural entre organização e colaborador, desempenham um papel relevante no momento de escolher sair ou ficar.

Todos estes fatores entram na “equação” que é a construção da Reputação. Na relação entre as empresas e as suas Pessoas sustenta-se a perceção de colaboradores e candidatos acerca de uma marca, definindo-se respostas que podem ser racionais, emocionais ou instintivas. Hoje, mais do que nunca, a estratégia de Employer Branding desempenha um papel crucial na atração e retenção de talento. Construir uma proposta de valor única e autêntica, que vá além dos tradicionais benefícios, é crucial. Os profissionais procuram não apenas empregos, mas também ambientes que promovam o desenvolvimento das suas carreiras e proporcionem equilíbrio entre vida pessoal e profissional, numa era em que as redes sociais transformaram os colaboradores em relações públicas.

Citando Hank Stringer & Rusty Rueff, ‘Se a reputação dos produtos e serviços de uma empresa é o seu rosto, a talent brand é o seu coração e alma’. A employer brand não é apenas uma extensão da marca, mas a essência que reside nas mentes e corações dos colaboradores passados, presentes e futuros. Num mercado  competitivo, uma employer brand positiva é um ativo inestimável para atrair e reter talentos valiosos.

Atualmente, a competição pelo talento é intensa, pelo que comunicar eficazmente torna-se vital. Construir uma employer brand consistente significa ter uma narrativa própria e uma história envolvente. Como a organização pretende ser percebida no mercado? Que mensagens específicas estão a ser utilizadas para atrair o tipo certo de candidatos?

Uma employer brand forte não é apenas contar uma história, mas vivê-la. Colaboradores satisfeitos são os embaixadores mais autênticos e relevantes. Numa era de redes sociais e feedback gerado pelos utilizadores, as marcas nem sempre têm controlo total sobre o seu discurso. Portanto, é crucial que a narrativa da employer brand seja partilhada tanto pela empresa quanto pelos colaboradores. A história que a marca conta deve ser a mesma que os colaboradores partilham, criando assim uma história autêntica e coerente.

Investir em estratégias de comunicação interna e employer branding não é apenas uma medida preventiva, mas uma oportunidade de criar uma cultura organizacional vibrante e atrativa. A participação de todos na construção de uma identidade única e a promoção do envolvimento são peças essenciais para fortalecer a conexão e o comprometimento.

 

Sabe como implementar uma estratégia de comunicação para atrair, reter e nutrir os melhores talentos: os seus e os que ainda estão no mercado?

 

by MARTA GONÇALVES
Managing Partner

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt