AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO MEDIÁTICA (ROI)

A medição e avaliação do impacto das Relações-Públicas são elementos essenciais na criação de um plano de comunicação de sucesso. Se o objetivo passar por alcançar determinados resultados em função dos objetivos e estratégia delineados, é obrigatório uma Avaliação da Exposição Mediática (ROIReturn on Investment) com instrumentos de medição e análise que permitam recolher informação precisa e que sustente da melhor forma os processos de decisão.

O desafio está em, tendo em conta a rápida e permanente evolução dos media, encontrar a fórmula que responda aos propósitos e objetivos de comunicação da organização e que demonstre simultaneamente a eficácia das ações realizadas, nomeadamente o impacto sobre os resultados do negócio.

A Avaliação da Exposição Mediática (ROI) permite avaliar o grau de sucesso das ações de Relações Públicas e é um bom ponto de partida para melhorar a estratégia de marketing e comunicação. O objetivo de qualquer investimento em marketing e comunicação é gerar resultados e aumentar os lucros de um negócio e uma Avaliação da Exposição Mediática (ROI) eficaz visa precisamente avaliar o retorno dos investimentos efetuados para validar quanto desse investimento monetário se traduziu efetivamente em lucro. Só assim se consegue aferir se essas ações foram rentáveis.

Os resultados desta medição vão permitir-lhe identificar as ações que se traduziram em lucro, as que trouxeram prejuízo e as que não surtiram qualquer efeito. As dificuldades inerentes a esta medição e o tempo que pode consumir por parte dos recursos humanos de um departamento de marketing levam cada vez mais empresas a delegar estas tarefas a agências externas. Quanto mais criterioso for o levantamento de gastos com determinada ação de Relações Públicas, mais rigoroso e útil será o resultado obtido na Avaliação da Exposição Mediática (ROI).

As diferentes tipologias de media e as suas respetivas plataformas são ferramentas de comunicação por excelência numa estratégia multidisciplinar e assente em abordagens complementares. A elaboração e divulgação de conteúdos jornalísticos e as abordagens seletivas a meios de comunicação social permitem a divulgação massiva de informação para um público alargado ou o contacto com um target sectorial através de publicações de caráter especializado.

 

 

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