BUSINESS TO BUSINESS:
BEYOND BUSINESS
COMMUNICATION
A pandemia SARS-COV-2 colocou em evidência um mundo que pode ser descrito sob o acrónimo – VUCA(H). As empresas foram surpreendidas por um cenário que poucas, ou nenhumas, tinham equacionado nos seus planeamentos estratégicos. Este acontecimento obrigou as nações, os mercados, as organizações, as famílias e os indivíduos a, de uma forma inesperada e repentina, abrandar e repensar o seu propósito.
É neste contexto que surge, em 2020, o projeto “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)”, que pretende compreender, pós pandemia, qual o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais de B2B e exportadoras envolvem os stakeholders, assunto que até hoje pouco ou nada tem sido explorado, seja na academia, seja ao nível do mercado da consultoria em comunicação.
O mundo Pós-Covid irá exigir maior transparência e mais confiança, sendo essencial às empresas nacionais B2B exportadoras, que desenvolvem a sua atividade em mercados tão distintos e diversos, aumentar a sua reputação e consolidar as suas relações com todos os agentes da cadeia de produção, desde o fornecedor (supplier/provider) até ao cliente (comprador), passando por todas as outras partes interessadas, como colaboradores, parceiros, entidades reguladoras ou governos.
O InterComm Report B2B – “Communication Trends in Global Businesses” foi realizado em 2020 e apresentado em 2021. A segunda etapa deste projeto – #TheWayForward 22 » 23 – é um update ao trabalho já desenvolvido pretende compreender o que se alterou, o que se manteve e quais as perspetivas futuras em termos do papel da Comunicação na construção e gestão de relações com os stakeholders.
INTERCOMM REPORT B2B
2020 » 2021
ACADEMICS
#TheWayForward
2022 » 2023
#TheWowFactor
2024 » 2025
Equipa de Investigação:
O projeto B2B-BBC resulta de uma parceria entre uma equipa de investigação da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e a SayU Consulting, único membro em Portugal da Rede de Network Europeia EVOKE, que tem como missão a partilha de conhecimento entre agências e consultoras focadas na comunicação das empresas B2B.
Apresentando o projeto uma natureza colaborativa entre os vários parceiros envolvidos, pretende-se, na esteira de uma investigação aplicada, partir de um diagnóstico e identificação de necessidades relativamente ao papel da comunicação na forma como as empresas nacionais B2B e exportadoras envolvem os stakeholders.
Metas:
- Conhecer de que forma as empresas nacionais de B2B exportadoras compreendem o papel da comunicação no envolvimento dos seus os stakeholders
- Realizar um diagnóstico sobre como a gestão da comunicação é realizada nas empresas nacionais de B2B exportadoras em Portugal
- Capacitar as empresas nacionais de B2B exportadoras para gerirem de forma eficiente a sua comunicação, como um elemento constitutivo da organização e que pode contribuir para o alcance das suas metas
- Compreender como constroem as empresas a sua reputação, como potenciam as suas relações com fornecedores/compradores e angariam novos clientes