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Jan 5, 2024

B2B tem de falar com a Geração Z com regularidade

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B2B tem de falar com a Geração Z

 

Um dos grandes desafios das marcas B2B é o da adaptação aos valores e comportamentos da chamada geração Z. Marcada pela autenticidade, responsabilidade social e conexões genuínas, esta geração está a mudar o panorama do consumo, a redefinir o espaço de trabalho e ainda as decisões de compra nas empresas.

Com seu crescente poder de influência, perceber e alinhar com os valores da Geração Z não é apenas uma questão de relevância. É uma necessidade estratégica para o sucesso a longo prazo no marketing digital.

A Geração Z – pessoas nascidas entre 1997 e 2012 – representa a primeira geração a crescer imersa no mundo digital. As pessoas desta geração caracterizam-se por uma familiaridade inata com a tecnologia, uma valorização da diversidade e uma consciência aguda sobre questões sociais e ambientais.

Os #Zoomers, como foram apelidados, procuram autenticidade e transparência nas marcas e nas organizações, bem como na sua comunicação. Têm tendência para ser adaptáveis, conscientes da privacidade digital e propensos a interações rápidas e eficientes. Privilegiam, a comunicação por meios visuais e redes sociais.

A Geração Z traz novas reflexões para o branding. Além de construir valor e aumentar o awareness, a marca também precisa estabelecer uma ligação emocional com um público que dá prioridade à autenticidade e à responsabilidade social.

Numa análise ao passado e ao que poderá ser o futuro, verifica-se que a última década foi marcada por um enfoque em performance e aquisição de leads, muitas vezes negligenciando o desenvolvimento de marca.

Uma outra tendência foi o falhanço das tentativas de criação de comunidades e utilização eficaz de influenciadores, a par de um conteúdo pouco variado, com o texto a ser a base da comunicação, com pouco inovação em formatos e criatividade.

As comunicações unidirecionais predominaram, em detrimento de interações mais envolventes e houve um excesso de comunicação institucional, mas com estratégias de comunicação muitas vezes demasiadas concentradas em produtos e serviços, com pouca atenção à cultura e valores da empresa.

 

Nesta necessidade imperiosa de adaptação das empresas B2B à geração Z, há pontos que são essenciais.

Desde logo é essencial que o branding esteja intimamente ligado aos objetivos de negócio, com foco em crescimento sustentável e construção de uma marca forte. Ao mesmo tempo, a marca tem de ser uma ferramenta conversão e retenção, e para isso construir uma ligação emocional durante a jornada do cliente é um fator chave.

A criatividade aliada a processos bem estruturados é vital para impulsionar os resultados de marketing, tal como a valorização dos influenciadores internos, como por exemplo os fundadores ou responsáveis da empresa, que fortalecem a autoridade da marca.

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