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Jul 11, 2022

Branding: um ativo essencial na comunicação B2B

Por: Artur Lopes; Mariana Cotrim; Rute Martins; Tomás Ferreira. Finalistas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social – no âmbito da cadeira de “Comunicação Business-to-Business.

Sendo, atualmente, cada vez mais difícil uma empresa Business-to-Business (B2B) diferenciar-se da sua concorrência, o branding e a construção e gestão da Marca surgiram com o intuito de destacar e dar a conhecer os atributos intangíveis de uma marca – como a sua cultura, valores, características dos seus produtos e serviços, posicionamento, história, entre outros -, e orientar o caminho a seguir, impactando assim toda a sua estrutura.

Visto que a Marca é criada e gerida pelas organizações com o objetivo de despertar ‘awareness’ e aumentar a lealdade dos seus clientes, esta permite gerir a relação com os diferentes stakeholders, concentrados em três grandes segmentos – os clientes, os colaboradores e a comunidade –, e enfatiza o papel das pessoas e da organização ao destacar as características que a distinguem da sua concorrência.

Nesse sentido, e reconhecendo a importância de ser trabalhado o estabelecimento de uma impressão profissional e a identificação imediata dos clientes com as organizações, implementar o Branding nas nossas estratégias de comunicação permite alcançar o sucesso em diferentes formas:

  • Espelhar as mudanças de expectativas dos seus clientes e a evolução da sociedade e os novos desafios e oportunidades que isso inerentemente traz consigo e que as obriga a inovar constantemente, refletindo a sua capacidade e agilidade para se adaptarem às novas exigências e preservando o seu compromisso em ajudar os seus stakeholders a alcançarem o sucesso. Isto porque, na sua cerne, são as perceções dos stakeholders que dirigem a construção e a gestão das Marcas
  • Contribui para a construção de confiança, reputação e o reconhecimento de que as empresas B2B são agentes de confiança e credibilidade junto dos seus principais stakeholders.
  • Quanto mais forte for a sua brand e mais consistentemente esta for comunicada, mais provável é estas conseguirem atrair prospects, parceiros e referrals, visto que, à medida em que uma Marca consolidada potencia a lealdade dos clientes para com a empresa, o word-of-mouth que é criado tornam-nos nos principais embaixadores desta.
  • Auxilia no processo de decisão de compra, estando altamente correlacionado com a preferência de clientes por uma marca em detrimento de outra.

Assim, o Branding assume-se então como uma estratégia de comunicação indispensável e prioritária e um dos ativos corporativos de maior importância, devido aos seus diversos benefícios reputacionais e que certamente permitirão à sua organização marcar pela diferença e alcançar o sucesso.

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