A ativação é a arte de dar vida às marcas e de incentivar a interação positiva entre estas e o seu público. Têm como objetivo dar corpo às marcas no mundo real e proporcionar experiências que promovam o envolvimento emocional com a marca e que inspirem à ação. As Campanhas de Ativação de Marca podem assumir muitas formas e abranger várias plataformas de comunicação. Os principais recursos utilizados em ativações de marca são conexões emocionais entre empresa e cliente e a criação de experiências extraordinárias, capazes de fazê-los mudar de ideia e conduzir à aquisição. Mas a ativação de marca pode vir em várias formas e modelos, como promoções, marketing de experiência, campanhas digitais, e até na oferta de amostras grátis.
Colocar um novo empreendimento em contato com os potenciais consumidores exige muita pesquisa de mercado e o direcionamento de uma série de esforços, que podem ser particularmente complicados para as marcas criadas há pouco tempo porque lhes falta relacionamento para basear as melhores estratégias de ativação de marca.
Este é um processo de criação de experiências que determina, a partir de uma interação, que o relacionamento com uma empresa passa a ser mais do que o mero reconhecimento de sua existência. a ativação de marca funciona simultaneamente em várias frentes e tem como objetivo promover uma marca específica em detrimento de outras. Essa promoção serve para aumentar as vendas, consolidar uma posição no mercado ou transformá-la em sinónimo de produto, serviço ou solução específica. A ativação de marca serve para consolidar, na mente do consumidor e do público, uma impressão positiva de um determinado negócio. Os principais resultados de uma campanha de ativação de marca são a construção de um relacionamento duradouro com os clientes e potenciais clientes.
Implementando ações de Comunicação de Marketing destinadas a conseguir transformar a informação veiculada sobre produtos e serviços em perceção sobre os seus atributos e o posicionamento, a SayU potencia o desenvolvimento de awareness em torno da marca e da organização.