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Jul 11, 2022

Capacitar os clientes

O principal papel de uma empresa B2B é dar resposta aos seus stakeholders. Mas há situações em que o melhor é que os clientes se representem a si mesmos e, para isso, há que capacitá-los com ferramentas úteis para que se possam expressar e interagir.

Os engenheiros são os clientes dos distribuidores de componentes eletrónicos e são, com frequência, deturpados como alheados e desajeitados, quando, na realidade, são catalisadores da inovação. Os engenheiros vêm de todo o mundo, de várias origens e com diversas áreas de interesse. São um grupo apaixonado e diversificado, essencial para o bem comum.

Uma campanha da Newark – um dos maiores distribuidores de componentes eletrónicos do mundo – revelou a essência deste grupo, posicionando-se como um dos maiores defensores destes profissionais, aumentando sua reputação no setor, influenciando de forma positiva a perceção sobre a profissão e convencendo mais pessoas a ter atenção aos vários aspetos da engenharia.

A Walker Sands, agência responsável por esta campanha, começou por investigar a comunidade online de 400.000 engenheiros para perceber as preocupações e os estereótipos existentes. Foram três os principais resultados: queriam mais conteúdo, insights e informações sobre o seu trabalho; sentiam-se distantes dos seus pares; estavam abertos à ideia de uma plataforma que representasse a sua comunidade e da qual pudessem ser uma parte ativa.

O resultado foi o conceito #ImAnEngineer, para desenvolver uma plataforma dedicada à engenharia na forma de um hub de conteúdo. Nesta plataforma, os membros da comunidade encontrariam notícias relevantes e originais, histórias pessoais, análises, entrevistas e diversos outros conteúdos multimédia. O “ImAnEngineer.com” seria uma celebração dos engenheiros e do seu trabalho, onde estes poderiam partilhar experiências e opiniões, e conectar-se.

Em seis meses de meses de atividade o site disponibilizou 155 conteúdos, que geraram 13.500 visitantes por mês. Nas redes sociais a hashtag #ImAnEngineer teve uma grande quantidade de menções e os conteúdos acumularam uma grande quantidade de gostos e partilhas. Houve ainda 330 pessoas a subscrever a newsletter e a Comunicação Social especializada noticiou a campanha de forma favorável.

O site já não existe, mas o conteúdo e as ideias migraram para o site da comunidade da Newark, que ainda é uma fonte de conteúdo relevante e um centro para engenheiros discutirem ideias e partilharem experiências.

A campanha #ImAnEngineer revela que as boas relações-públicas nem sempre são sobre nós, mas sobre ajudar os clientes e stakeholders a encontrar sua voz.

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