Clipping é uma expressão da língua inglesa que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros órgãos de comunicação social. geralmente impressos, para resultar num apanhado de assuntos de interesse para uma determinada organização. Pode-se também desenvolver este tipo de trabalho em redes sociais, blogs, jornais digitais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.
Clipping é um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas nos media a uma determinada marca, empresa ou outros nomes e expressões utilizados numa campanha de comunicação e é uma atividade também conhecida como “news monitoring” (monitorização de notícias) ou “media monitoring” (monitorização de media).
O serviço de clipping é contratado com frequência por empresas que tenham presença nos media, seja pela popularidade da marca, pela função que desempenha na sociedade ou pelo trabalho ativo nos media feito por assessorias de comunicação e de imprensa internas das empresas ou terceirizadas no modelo de agência.
Seja qual for a natureza da marca monitorizado, o trabalho de clipping é quase sempre feito por empresas especializadas nessa atividade ou, de forma mais simplificada, pelas próprias assessorias de imprensa, sendo um processo desenvolvido por cada organização.
Estar atento ao que é falado e escrito por jornalistas, influenciadores e diferentes stakeholders é vital ara a gestão de uma empresa. Daí que o clipping seja uma componente importante na atividade de marketing de comunicação e relações públicas.
As diferentes tipologias de media e as suas respetivas plataformas são ferramentas de comunicação por excelência numa estratégia multidisciplinar e assente em abordagens complementares. A elaboração e divulgação de conteúdos jornalísticos e as abordagens seletivas a meios de comunicação social permitem a divulgação massiva de informação para um público alargado ou o contacto com um target sectorial através de publicações de caráter especializado.