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Jul 31, 2015

Como avaliar um Plano de Marketing

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Um plano de marketing serve de complemento fundamental à estratégia de negócio de uma organização. Define todos os detalhes relacionados com a evolução esperada e as mudanças no mercado, sendo constantemente analisado, avaliado e ajustado para se adaptar às necessidades da organização e do cliente. Compreender se o plano de marketing utilizado se traduz em resultados pode ajudar a poupar recursos e a assegurar o sucesso dos objetivos propostos, numa série de fatores que estão para além do volume de vendas.

A resposta do cliente nas suas diversas formas pode ajudar a determinar que tipo de reações o plano de marketing está a suscitar. Questionários online ou presenciais, feedback relativamente ao serviço ou comentários em redes sociais podem revelar o que os consumidores pensam e perceber que campanhas têm mais impacto.

Se o alcance da sua mensagem se está a expandir, a estratégia de marketing é a causa provável. O marketing que penetra em novas geografias ou segmentos de público, quer por recomendação de clientes atuais ou pelo crescimento natural indica uma experiência positiva, bem como uma mensagem de marketing eficiente.

Os seus parceiros vão dar-lhe feedback sobre se o seu plano se encontra a resultar, revelando a eficácia dos seus esforços em relação a marcas associadas, fornecedores retalhistas.

Os profissionais da área de vendas constituem um importante barómetro para medir a eficácia do marketing. Peça feedback e confirme se a mensagem que está a divulgar e o modo como esta se encontra a ser divulgada é eficiente.

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