Como cultivar uma relação com os media

Uma das principais preocupações de qualquer profissional de comunicação deve ser o de criar uma excelente relação com os media. Independentemente da área ou organização em questão, os jornalistas são um dos principais parceiros no que ao trabalho de um relações públicas diz respeito.

A verdade é que os jornalistas têm cada vez menos tempo e, consequentemente, é cada vez mais difícil o estabelecimento dessa mesma relação. As centenas de emails que recebem nas suas caixas de correio são um obstáculo difícil de ultrapassar, mas não impossível.

Neste sentido, existem algumas estratégias que devem ser colocadas em prática.

É importante perceber que ganhar a confiança de um jornalista é um processo complicado e demorado. A paciência é uma das características necessárias para que se tenha sucesso em todo este processo. A rejeição de uma determinada proposta também não deve ser encarada como um falhanço.

Uma outra estratégia passa pela promoção do trabalho dos jornalistas. A verdade é que, nos dias de hoje, muitos vivem aprisionados pela ditadura dos cliques e ficarão, certamente, sensibilizados por verem os trabalhos que desenvolvem serem partilhados.

Uma última dica passa pelo aproveitamento dos momentos em que se tem oportunidade de estar pessoalmente com os jornalistas. Por muitos emails que sejam enviados, nada se compara ao contacto pessoal.