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Jan 26, 2024

Como tirar partido da IA?

IA

Para tirar o maior proveito das suas funcionalidades e potencialidades, é fundamental saber-se utilizar as ferramentas de IA na sua totalidade. Assim, consegue-se cumprir o objetivo de usar a inteligência artificial como auxiliar para o sucesso do trabalho. Uma premissa que é especialmente válida na área de Relações Públicas (RP).

Aqui enumeramos algumas sugestões em como a IA poderá auxiliar o mundo profissional das RP:

  1. ChatGPT: com o ChatGPT, pode-se facilmente gerar listas de meios de comunicação, criar conteúdos ou desenvolver ideias que se adaptem a necessidades específicas, poupando tempo e energia ao profissional. Esta ferramenta foi criada para compreender o contexto, gerar texto coerente e imitar interações semelhantes às humanas.
  2. Vídeos: A tecnologia de IA entrou e cresce exponencialmente no domínio da criação de vídeos. Com o mais recente software de animação com IA, é possível criar rapidamente vídeos de alta qualidade. Os vídeos são um complemento valioso para a uma página Web e para as redes sociais. Na IA de texto para vídeo, as imagens e os clips são combinados com o texto utilizando esta tecnologia, e quando se cola um artigo inteiro, a IA cria um vídeo tipo diaporama com base em imagens de arquivo e sobreposições de texto.
  3. Análise de media e de audiência: no âmbito da IA nas RP, a análise de sentimentos com recurso à IA é amplamente utilizada para monitorizar, medir e gerir o sentimento e a atitude do público, ou de diversos públicos, em relação a marcas, campanhas ou figuras públicas.
  4. Gestão de reputação: a IA permite analisar as conversas online, as menções nas redes sociais e os artigos noticiosos para avaliar o sentimento do público, ou de determinada audiência, em relação a uma marca ou organização. Isto ajuda essa marca ou organização a identificar padrões de atitudes e sentimentos positivos ou negativos, a acompanhar a eficácia das campanhas de RP e a gerir e salvaguardar proactivamente a reputação da marca, tão crucial para as RP.
  5. Comunicação de crise: durante crises ou situações sensíveis, a análise de reações, sentimentos e atitudes baseada em IA ajuda as equipas de RP a monitorizar e avaliar o sentimento do público em geral ou determinado público específico. Ao identificar rapidamente sentimentos negativos ou questões emergentes, os profissionais de RP podem responder prontamente, abordar preocupações ou anseios e mitigar possíveis danos e consequências negativas à reputação de uma marca ou organização.

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