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Jun 26, 2019

Comunicação Emocional

Comunicação Emocional

Comunicação Emocional

O primeiro passo para criar mensagens eficazes e capazes de alcançar o nosso target é desenvolver uma mensagem capaz de desencadear uma resposta emocional nas pessoas.

O ser humano é naturalmente movido por emoções e a linguagem emocional pode ser uma ferramenta com grande alcance.

Dada a quantidade de informação disponível todos os dias e a todo o instante e essencialmente graças à evolução tecnológica dos últimos anos, as marcas que conseguem criar uma relação emocional com os seus clientes conseguem também um retorno positivo.

A Harvard Business Review (HBR) sugere um modelo simples capaz de identificar o caminho a seguir na criação de histórias emocionais de sucesso (comunicação emocional), onde é possível identificar 4 passos capazes de simplificar o processo de storytelling.

Numa primeira fase a HBR destaca a capacidade de aplicar métodos analíticos de big data a clusters aos dados do cliente que nos levam ao segundo passo, onde podemos identificar os fatores de motivação emocional dos clientes de maior valor agregador, capazes de atrair mais atenção.

O terceiro passo identificado passa por criar um modelo estatístico de análise a um grande conjunto de clientes e marcas, para comparar resultados sobre as motivações emocionais de cada um.

Assim, é possível identificar quais os seus picos emocionais durante o processo de decisão de compra de um produto e finalmente quantificar o valor atual e potencial dos fatores de motivação de forma a criar estratégias que respondam aos mesmos.

É necessário conectar, gerar emoções e fortalecer o relacionamento que os consumidores têm com as marcas.

Graças à rápida evolução tecnológica e a técnicas de marketing cada vez mais avançadas e especializadas é possível conhecer a fundo os interesses e as características pessoais dos públicos-alvo com base na forma como vivem e investem o seu tempo online.

A mudança na mentalidade empresarial no que toca à comunicação e aos seus instrumentos observou uma grande alteração.

Os pequenos detalhes que hoje conseguimos apurar com maior facilidade (e enorme precisão) do que há 10 anos atrás podem ditar informação determinante para investir nas mensagens e estratégias certas.

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