u’ve got mail

Set 22, 2022

Constante monitorização e análise

Uma ‘regra de ouro’ nas redes sociais é começar por ouvir. A escuta em social media pode ser feita através de assinaturas individuais e visitas regulares a várias plataformas, ou utilizando uma aplicação ou serviço especializado de monitorização destes meios. Há várias soluções de monitorização dos meios de social media disponíveis para empresas que desejem prosseguir este objetivo internamente. Alternativamente, as organizações podem subscrever uma série de prestadores de serviços que monitorizam estes meios com base em palavras-chave escolhidas.

Ouvir, Escutar, Compreender

Para além da simples monitorização de social media, os profissionais e organizações de Relações Públicas podem obter insights a partir da sua análise. Esta última é uma forma de análise do conteúdo dos media aplicada especificamente à social media – um mercado dinâmico com desenvolvimentos e características frequentes, mas também aquisições e fusões.

Um exemplo da constante monitorização e análise acima referida, é o desenvolvimento de uma nova forma de divulgação de informação. Trata-se da divulgação da social media, que é um produto da era digital.

Comunicar em Social Media

Não assistimos mais à aposta num texto longo, mas sim num título cativante e uma série de pontos destacando as principais notícias e informações. Os comunicados de social media devem também incluir conteúdos multimédia, quer integrados quer ligados. Estes podem ser ficheiros de som, tais como discursos de fontes da organização, ou vídeos curtos, fotografias, gráficos e infográficos.

Além disto, os comunicados de social media precisam de conter hiperligações para receber atualizações e para ligar a empresa ao público. Isto inclui a navegação das pessoas no blogue e websites da organização. LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube são as plataformas perfeitas para conectar com o nosso público. Os detalhes de contacto também precisam de ser partilhados. As plataformas de comunicação online (Zoom, Teams) e os contactos de mensagens instantâneas (Whatsapp, Viber) são uma obrigação no mundo atual, para além dos tradicionais endereços de correio eletrónico e números de telefone.

E não esqueçamos que todos os princípios da boa escrita ainda se aplicam nos meios digitais e sociais. Em particular, os fundamentais:

  • focar um assunto interessante para o nosso público;
  • conhecimento exato e claro do referido assunto;
  • manter a simplicidade;
  • evitar linguagem despreocupada e técnica;
  • escrita para o público, em tom, voz e estilo adequados.

Finalmente, devemos ser tão breves quanto possível e fornecer apenas informações relevantes. Ajuda se o escritor se agarrar à ‘regra de ouro’ dos jornalistas, explicando quem, o quê, onde, quando, porquê e como. Use o texto como base sólida para a sua comunicação que contém tudo o que é importante, e deixe os vídeos falarem por si próprios.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting