Criação e Desenvolvimento de Conteúdos Altamente Partilháveis é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido – com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente.
A palavra-chave aqui é “valioso”. É o que muda essa definição de uma que poderia descrever quase qualquer forma de publicidade ou marketing. Podemos afirmar que o conteúdo é do tipo que poderia integrar uma campanha de marketing de conteúdo se o público o procurar e desejar consumi-lo, em vez de o evitar.
O mesmo se aplica a qualquer peça de marketing de conteúdo a criar, dependendo se o destinatário percebeu e valoriza o seu valor ou não. Obviamente, o objetivo é fornecer o máximo de valor possível através da estratégia de marketing de conteúdo ao público-alvo.
Talvez o elemento mais importante a reter acerca de marketing de conteúdo, passa por compreender por que razão o marketing de conteúdo é importante para o negócio. Primeiro, precisamos de entender as quatro etapas do ciclo de compra:
- Awareness. Antes de existir awareness relativamente à marca, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução para lhe dar resposta.
- Assim que o cliente sabe que existe uma solução, realizará pesquisas para se informar.
- Consideração. Nesse ponto, o cliente começa a comparar produtos distintos entre diversos fornecedores.
- Por fim, o cliente toma a sua decisão e avança com a aquisição.
No primeiro estágio do processo de vendas, o conteúdo deve centrar-se nas principais preocupações do público. Escrever sobre os seus desafios e interrogações permite o envolvimento. O conteúdo no estágio de awareness deve ser um conselho, informativo, educacional e prático. Reserve a venda para as fases de consideração e compra.
No estágio de consideração, o conteúdo deve oferecer um híbrido de informações úteis e marketing. Deve educar o destinatário acerca da oferta e demonstrar como esta responde às suas necessidades.
O marketing de conteúdo desempenha um papel importante quando um cliente potencial está perto de comprar. Nesse estágio, o objetivo é concentrarmo-nos na venda, continuando a mostrar por que razão é a melhor escolha e obter Conteúdos Altamente Partilháveis.