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Fev 1, 2023

Estratégias para empoderar os clientes

No setor B2B, o principal papel da sua marca é satisfazer as suas necessidades profissionais. No entanto, por vezes também tem de capacitar os seus clientes para serem bem-sucedidos. Represente-os em seu nome, e dê-lhes as ferramentas para trabalharem em rede e se expressarem.

Os clientes da empresa Newark são um grupo de profissionais muitas vezes incompreendido – os engenheiros. A empresa apercebeu-se de que os profissionais com quem trabalha são frequentemente mal representados.

Conheça os seus Clientes

Em primeiro lugar, os engenheiros vêm de várias origens e possuem diversos campos de interesses. A Newark apercebeu-se disso, e encarregou uma agência de apresentar estes profissionais pelo que realmente são: um grupo apaixonado e diversificado de pessoas. Ao fazê-lo, a Newark posicionar-se-ia como um dos maiores defensores dos profissionais da indústria. Para além de influenciar positivamente a perceção acerca da profissão.

A agência sondou a sua forte comunidade online de 400.000 engenheiros, a fim de compreender as suas preocupações e os estereótipos existentes que enfrentam nas suas vidas.

Evidentemente, descobriram que os engenheiros querem mais conteúdo em relação ao seu trabalho; sentem-se distantes dos seus pares; e estão abertos à ideia de uma plataforma comunitária dedicada. Estes resultados conduziram ao nascimento do conceito #ImAnEngineer.

#ImAnEngineer era um centro de conteúdos, onde os membros da comunidade encontrariam notícias relevantes e originais, histórias pessoais, análises, entrevistas, e outros conteúdos multimédia. Era uma celebração dos engenheiros e do seu trabalho, onde eles próprios podiam partilhar as suas experiências e ligar-se entre si.

Comunidade e Conteúdo

Uma equipa dedicada de escritores que estiveram em estreito contacto com profissionais da indústria criou três tipos diferentes de conteúdos para a campanha:

  • Histórias sobre engenheiros
  • Entrevistas com engenheiros
  • Perceções e relatórios da indústria

Inicialmente, a plataforma foi lançada com uma riqueza de conteúdos novos e originais destinados a serem partilhados com o hashtag #ImAnEngineer nas redes sociais. Folhetos e “cartões de visita” foram também distribuídos num grande evento da indústria. Finalmente, foram também utilizadas ferramentas de marketing sob a forma de anúncios de exibição, e promoções para envolver os visitantes do website.

Nos seus seis meses de atividade, o site exibiu 155 conteúdos, e contou com 13.500 visitantes por mês. Consequentemente, os meios de comunicação social comercial relataram a campanha de forma favorável. Nos meios de social media a hashtag #ImAnEngineer também foi bem-sucedida. Além disso, 330 pessoas subscreveram o boletim informativo.

Hoje, o conteúdo e as ideias migraram para o site comunitário da Newark. As boas Relações Públicas nem sempre são sobre si, por vezes é preciso capacitar os seus clientes. Este é um princípio de gestão de reputação online eficaz.

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