Empresas B2B | Estudo InterComm
A maioria das empresas participantes no estudo InterComm revela intenção de aumentar o seu investimento em Comunicação nos próximos meses, mas, salienta-se na análise, que muitas organizações não relacionam a estratégia de Comunicação com a sua própria história, valores e cultura e, por vezes, falta uma estratégia que agregue comunicação comercial, institucional e técnica.
A falta de clareza na Comunicação sobre a missão e os valores da empresa ou lacuna de pensamento de uma forma global para os mercados onde a empresa está ou pretende estar presente é uma das tendências apontadas pelo estudo.
Um outro aspeto prende-se com o facto de, se até há pouco tempo, para a maioria das empresas B2B inquiridas a comunicação era vista apenas como uma função instrumental, de apoio à equipa comercial, focada na promoção dos produtos ou serviços, agora as coisas estão a mudar.
Os resultados do estudo apontam para uma necessidade urgente de olhar de forma diferente para os investimentos em Relações Públicas / Comunicação Corporativa. Para serem mais competitivas no ‘novo normal’ as empresas revelam ser necessário antecipar e implementar novas soluções que vão para além de ‘comunicar o negócio’. A Comunicação B2B deverá conjugar a Comunicação Comercial, Técnica e Institucional.
Quer saber mais sobre a comunicação B2B? Visite a área do projeto “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)”, que tem em vista compreender, pós pandemia, qual o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais de B2B e exportadoras envolvem os stakeholders.