BUSINESS TO BUSINESS:

BEYOND BUSINESS

COMMUNICATION

A pandemia SARS-COV-2 declarada em 2020, colocou em evidência que o mundo em que vivemos atualmente, pode ser descrito sob o acrónimo – VUCA(H). As empresas foram surpreendidas por um cenário que poucas, ou nenhumas, tinham equacionado nos seus planeamentos estratégicos. Este acontecimento obrigou as nações, os mercados, as organizações, as famílias e os indivíduos a, de uma forma inesperada e repentina, abrandar e repensar o seu propósito.

É neste contexto que surge o projeto “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)”, que tem em vista compreender, pós pandemia, qual o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais de B2B e exportadoras envolvem os stakeholders, assunto que até hoje pouco ou nada tem sido explorado, seja na academia, seja ao nível do mercado da consultoria em comunicação.

O mundo Pós-Covid irá exigir maior transparência e mais confiança, assim, será essencial às empresas nacionais B2B exportadoras, que desenvolvem a sua atividade em mercados tão distintos e diversos, aumentar a sua reputação e consolidar as suas relações com todos os agentes da cadeia de produção, desde o fornecedor (supplier/provider) até ao cliente (comprador), passando por todas as outras partes interessadas, como colaboradores, parceiros, entidades reguladoras ou governos.

INTERCOMM

REPORT B2B

ACADEMICS

COMM2B

Equipa de Investigação:

O projeto B2B-BBC resulta de uma parceria entre uma equipa de investigação da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e a SayU Consulting, único membro em Portugal da Rede de Network Europeia EVOKE, que tem como missão a partilha de conhecimento entre agências e consultoras focadas na comunicação das empresas B2B.

Apresentando o projeto uma natureza colaborativa entre os vários parceiros envolvidos, pretende-se, na esteira de uma investigação aplicada, partir de um diagnóstico e identificação de necessidades relativamente ao papel da comunicação na forma como as empresas nacionais B2B e exportadoras envolvem os stakeholders.

Metas:

  • Conhecer de que forma as empresas nacionais de B2B exportadoras compreendem o papel da comunicação no envolvimento dos seus os stakeholders
  • Realizar um diagnóstico sobre como a gestão da comunicação é realizada nas empresas nacionais de B2B exportadoras em Portugal
  • Capacitar as empresas nacionais de B2B exportadoras para gerirem de forma eficiente a sua comunicação, como um elemento constitutivo da organização e que pode contribuir para o alcance das suas metas
  • Compreender como constroem as empresas a sua reputação, como potenciam as suas relações com fornecedores/compradores e angariam novos clientes

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting