O que fazer quando o porta-voz comete um erro?
Falar em público não é uma tarefa nada fácil e podemos mesmo afirmar que é relativamente fácil que o porta-voz da nossa organização cometa um erro quando está a fazer uma declaração à imprensa. Todavia, e para além do trabalho que deve ser feito anteriormente, o segredo está no que fazer quando o erro acontece.
Numa primeira fase, é importante tentar perceber a dimensão dos danos visto que apenas desta forma será possível determinar e planear a reação ao acontecimento em causa.
Posteriormente, uma das ações a tomar passa por assumir a responsabilidade proveniente de determinada declaração. É comum pensar-se que a assunção da “culpa” traz, obrigatoriamente, danos à reputação de uma organização. Contudo, a verdade é que esta opção faz, na maioria das vezes, com que os danos reputacionais sejam consideravelmente inferiores. A decisão de ignorar determinado assunto acarreta consigo o risco de os media pegarem no caso e o explorarem de uma forma bem mais gravosa para a organização em questão.
Uma das medidas que podem ser adotadas para evitar este tipo de situações é o media training. O relacionamento com os media não é uma tarefa impossível, mas exige preparação e aconselhamento por parte de um profissional de relações públicas.