u’ve got mail

Mai 2, 2017

Estudar o mercado para abrir uma empresa

successsteps

Perceber o que o rodeia é o primeiro passo para abrir um negócio de sucesso. Se está a iniciar o seu e pretende poupar dinheiro em vez de recorrer a uma empresa para estudar o mercado, faça você o seu estudo de mercado. A Say U Consulting dá-lhe algumas dicas:

Comece por formalizar as grandes questões.

Se estas tiverem definidas, à medida que vai tentando responder às mesmas, vão aparecendo outras questões mais específicas essenciais de obter resposta. Numa primeira fase tente centrar-se em informações sobre o mercado de atuação, os públicos e perceber onde e como resulta o seu produto ou serviço.

 

Trace o perfil completo dos Stakeholders e Públicos.

Conheça exatamente aqueles que impactam ou podem impactar o seu negócio, assim como os seus clientes e potenciais clientes. Se perceber o perfil dos mesmos também vai conseguir saber como alcançá-los facilmente. Perceba em que tipo de serviços ou produtos estes gastam mais dinheiro e tente colocar o seu neste top 5. Contudo, a pesquisa do perfil destes também é também importante para que consiga criar uma relação com os mesmos, um ponto essencial.

 

Estruture um meio de organização de dados.

Recolher informação bruta por vezes pode ser complexo e podemos acabar por nos perder na sua segmentação. Desta maneira, estruture tabelas onde saiba que pode colocar os dados de forma organizada e percetível. Recorrer ao Excel é sempre uma boa opção.

Recorra a uma revisão alheia.

Saber trabalhar em grupo é fundamental independentemente da função, não sendo a realização de um estudo de mercado exceção. De forma a alcançar resultados mais eficazes peça a alguém que reveja a sua pesquisa, decerto esta segunda personalidade vai sublinhar aspetos aos quais pode dar mais atenção ou alertá-lo para variáveis que ainda não foram analisadas e que são igualmente importantes.

Sabemos que pode parecer trabalhoso, mas a realidade é que acaba por ser mais económico e pode explorar à sua vontade, tendo exatamente os resultados que pretende.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting