u’ve got mail

Out 24, 2018

Estudo: Axesor e Idc identificam desafios da gestão do risco de crédito

Estudo: Axesor e IDC identificam desafios da gestão do risco de crédito

A Axesor foi o parceiro especializado da IDC para a realização de um estudo que visou identificar as preocupações das empresas portuguesas com a Gestão do Risco de Crédito. A iniciativa partiu do inquérito endereçado a responsáveis pela Gestão Financeira e de Crédito nas maiores organizações do mercado.

 

(Oeiras – 24 de outubro de 2018) – A Axesor, em parceria com a IDC, juntou Diretores Financeiros de algumas das principais empresas a nível nacional para a conferência “Gestão do Risco de Crédito Empresarial – Desafios e Soluções”, que teve ontem lugar, em Lisboa. A iniciativa teve por finalidade apresentar os resultados de um estudo de diagnóstico da situação das empresas relativamente às suas preocupações com a Gestão do Risco de Crédito, realizado junto de decisores nas maiores organizações nacionais envolvidos nos processos de Gestão Financeira, Gestão de Clientes, Gestão do Crédito e Gestão da Informação.

Desenvolvida pela primeira vez em Portugal, a iniciativa pretendeu identificar os desafios associados à Gestão do Risco de Crédito, bem como a maturidade das práticas e ferramentas implementadas nesta área, e responder à questão: Podem as novas tecnologias, incorporando cada vez mais “inteligência” e automatização, facilitar a difícil tarefa de gerir o risco de crédito, e contribuir para aumentar a performance do negócio?

A conjuntura recessiva verificada nos últimos anos, provocada pela crise financeira internacional e pela crise das dívidas soberanas, afetou seriamente a atividade económica das empresas no território nacional, nomeadamente através do crescimento da dívida das empresas privadas.

Neste contexto, a maioria das organizações nacionais procede já à classificação dos clientes de acordo com o risco de crédito (68%), embora um terço das empresas analisadas opte ainda por uma gestão “artesanal” da concessão de crédito aos seus clientes. Apenas uma minoria das organizações nacionais (15%) já implementa uma aplicação analítica específica para a gestão de crédito, revela o estudo realizado.

A tecnologia assente em análises de dados complexas pode, por um lado, auxiliar o processo de decisão, e por outro, automatizar processos de negócio. A evolução de tecnologias de Business Analytics tem permitido implementar soluções mais ou menos sofisticadas para aumento do conhecimento acerca dos clientes. Práticas analíticas sobre o perfil dos clientes podem ser utilizadas pelas empresas para suportar uma melhor gestão da carteira, do ponto de vista Financeiro e Comercial, nomeadamente nos processos de atribuição de crédito e cobranças.

Paulo Costa, Diretor Geral da Axesor, justifica a relevância da realização do estudo uma vez que “o propósito da Axesor consiste em apoiar as empresas no mercado nacional através de ferramentas que permitam um maior controlo sobre o risco de crédito, da forma mais eficiente e de acordo com uma política de crédito e um modelo de risco desenhados especificamente para a sua realidade e que se traduzam num impacto positivo na sua atividade. Portugal é, também, um país orientado para a inovação e os gestores reconhecem a mais-valia conferida pela tecnologia na eficácia de processos e na rentabilização de recursos. Mas fazem ainda falta dados que nos forneçam um panorama global do modo como a questão da gestão do risco de crédito empresarial é entendida no contexto das organizações e quais as respostas que estão implementadas neste sentido.”

Em Portugal a Axesor encontra-se dedicada às operações comerciais e de consultoria, com uma proposta de valor para a gestão do risco de crédito empresarial que contempla serviços de consultoria especializada para modelização do risco, incluindo a definição de indicadores preditivos de risco e de comportamentos de pagamento. A Axesor disponibiliza ao mercado uma plataforma tecnológica avançada e integrável com qualquer ERP (Enterprise Resource Planning) – axesor® 360, para a gestão de todo o processo order-to-cash.

O estudo realizado em parceria com a IDC recorreu ao método de amostragem probabilística através de uma sondagem aleatória não estratificada. Foi recolhida uma amostra aleatória de cerca de 100 decisores. O método de recolha utilizado foi o CAWI (computer assisted web interview) mais concretamente através de um inquérito online distribuídos por toda a base de dados IDC com o perfil acima descrito.

 

 

 

Sobre a Axesor

A Axesor é uma consultora de referência para a gestão do risco de crédito empresarial. Conta com 20 anos de experiência e está presente na Europa e América Latina. Acrescenta valor na gestão do risco de crédito em mais de 2.000 clientes, incluindo os principais sectores de atividade económica. Otimiza a gestão do risco de crédito, apoiando-se na inovação, para que seja acessível a qualquer empresa.

Está registada desde 2012 como Credit Rating Agency ao abrigo da regulamentação Europeia supervisionada pela European Securities and Markets Authority (ESMA).

Conta atualmente com cerca de 300 colaboradores, uma equipa especialista constituída por profissionais altamente qualificados nas áreas financeira, estatística e analítica, preparada para prestar serviços de consultoria especializada e implementação de uma solução tecnológica personalizável e altamente inovadora.

 

Sobre a IDC

A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. A IDC ajuda os profissionais de Tecnologias de Informação, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre tecnologia e estratégias de negócio baseadas em factos.

Mais de 1.100 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países. Há 50 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objetivos de negócio.

A IDC é uma subsidiária da IDG – International Data Group, líder mundial na área dos media tecnológicos, estudos de mercado e de eventos.

 

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting