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Jan 31, 2022

Foco nas oportunidades

Foco nas oportunidades

Foco nas oportunidades

São várias as preocupações das empresas quando incorporam a sustentabilidade nas suas estratégias, mas a realidade mostra que estas têm pouca razão de ser. Para a maioria das empresas, não se trata de reinventar o seu propósito comercial, mas sim integrar a sustentabilidade nas metas atuais. O que não quer dizer ser sustentável desde o primeiro dia.

A sustentabilidade é uma jornada e não necessariamente um destino e um dos desafios mais comuns consiste em saber onde começar, definindo prioridades de curto, médio e longo prazo, numa estratégia faseada, liderada pelos stakeholders internos e parceiros de negócio e para a qual o Marketing, Comunicação e Relações Públicas são o contributo inestimável.

Há organizações com um foco excessivo no custo inicial da integração das sustentabilidade na sua estratégia de negócio, por exemplo a ao nível do desenvolvimento de produto, evolução de processos e medição  resultados. Mas a redução de custos e riscos reduzidos nas cadeias de abastecimento) e maior eficiência operacional compensa este custo.

Depois, um governance aprimorado representará uma declaração clara da ambição sustentável a longo prazo da sua empresa e será uma inestimável vantagem competitiva, atraindo investimento e motivando colaboradores. Não esquecer que há uma procura crescente pela gestão da sustentabilidade por parte de clientes, investidores e fornecedores, pelo que integrá-la no centro da estratégia de negócio liga-o uma perceção positiva da marca.

No que diz respeito à implementação das políticas de sustentabilidade, todo o processo passa pela comunicação e pelo envolvimento dos colaboradores, dando-lhes a conhecer os compromissos assumidos pela empresa e transmitindo quais os benefícios e os objetivos que se propõe atingir.

Se a lista de medidas a implementar for longa será necessário um plano de ação, determinando o que se quer colocar em prática primeiro e para onde se quer evoluir, tornando mais fácil a implementação por área de atuação.

Apesar de o objetivo passar por medidas que requerem um orçamento reduzido, ter um preparado para poder implementar algumas delas é aconselhável por duas razões: não haver surpresas com despesas e não deixar que o projeto perca ânimo.

Finalmente, uma implementação gradual das medidas, começando pelas  mais fáceis e evoluindo para as mais exigentes, cria motivação entre os colaboradores e garante dinâmica e compromisso para com o projeto.

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