Quais os novos desafios para o Terceiro Setor?
Os desafios gerados pela pandemia têm conduzido as organizações inseridas no Terceiro Setor ao planeamento de novas respostas para comunidades já naturalmente mais expostas e debilitadas e ao repensar do modo como o setor opera num momento de maior pressão sobre os recursos disponíveis.
Com o impacto originado pela pandemia da Covid-19 e pela recente crise económica e social, o foco das organizações sem fins lucrativos necessita de ser reajustado para responder a necessidades acrescidas. Esta exigência requer uma enorme capacidade de flexibilidade, à medida que os parâmetros e as estruturas de ação se transformam num cenário de incerteza.
As implicações para a resiliência das organizações neste contexto são críticas, exigindo uma abordagem alargada para escalar a intervenção, enfrentar riscos financeiros e operacionais e assegurar a liquidez num cenário de quebra económica e dispersão de recursos.
Um contexto competitivo
Um ambiente dinâmico e altamente competitivo – no que respeita à distribuição de recursos e angariação de doações – gera desafios para a atuação e viabilidade das organizações sem fins-lucrativos, de carácter específico dada a natureza da sua atividade.
Entre os desafios globais que podemos generalizar para a maioria deste tipo de organizações contam-se a falta de recursos, a ausência de planeamento estratégico, a ausência de trabalho em rede, a capacidade limitada e a ausência de abordagens de desenvolvimento.
Contar uma estória atraente, empolgante e convincente
- Contar uma estória atraente, empolgante e convincente será tão importante hoje como sempre foi. Uma boa e muito bem contada estória continua a fazer a diferença.
- A única verdade imutável é que a história por de trás das organizações, indústrias e setores é decisiva. Esta é o instigador para a mudança, o registo do progresso e a diferença entre participar e, de facto, correr para ganhar.
- Como contar a sua história? Conheça o seu público, defina a sua mensagem principal, decida que tipo de história está a contar, estabeleça o seu incentivo à ação, escolha o meio para a contar, compartilhe a sua história.
Fique a par deste tema no nosso E-book “COMM4ONG: Comunicar numa nova realidade”.
Caso queira conhecer a nossa oferta de serviços de comunicação para ONGs, queira consultar a nossa GO>360 – PR4ONG.