L'identité de l'entreprise est la manière dont l'organisation se présente au monde extérieur. Si la culture et les valeurs internes sont essentielles pour façonner l'image de marque de l'organisation, il n'en reste pas moins que l'identité de l'entreprise est un élément essentiel. l'identité de l'organisationIl acquiert également une tangibilité pour le monde extérieur grâce à la définition et à la visualisation des actifs, ainsi qu'à l'utilisation de la technologie de l'information. image de marque.
Essentiellement, toute communication ou information en interaction véhiculée par une marque fait partie de son identité d'entreprise. Si la conception d'un logo relève de l'identité d'entreprise, le terme va bien au-delà de cette icône visuelle et englobe également des éléments tels que les polices de texte, les illustrations, les combinaisons de couleurs, les photographies et les animations.
É possível identificar exemplos em tudo, de publicações em social media a anúncios em outdoors, uniformes utilizados pelos colaboradores e estacionário, l'emballage et ses propres plates-formes.
Quando os elementos visuais de uma empresa são implementados de forma correta e consistente, funcionam em complementaridade para criar uma identidade de marca que é instantaneamente reconhecível e memorável.
A consistência de marca disponibiliza controlo acrescido sobre a imagem da marca, que, embora seja formada por interações individuais com a organização, pode ser influenciada, ou pelo menos impactada, por uma forte Identidade Corporativa.
Un Identité d'entreprise só pode ser construída contando com uma equipa alinhada com o posicionamento, missão, valores, mensagens e personalidade da marca. Com essa base sólida, torna-se possível desenvolver uma linguagem visual que reflita corretamente a marca.
Estes marcadores visuais de marca devem ser tão estratégicos quanto criativos. Não falamos de elementos de marca fixos e rígidos, mas de elementos de design ágeis, mantendo o negócio relevante em todos os cenários encontrados no mercado e face a clientes em permanente mudança.
Além disso, a Identidade de uma organização não pode hoje ser considerada inviolável e estática. Para que seja forte é necessário que seja igualmente contemporânea. Para o conseguir, questões atuais como as alterações climáticas ou a promoção da diversidade devem ser tidos em consideração. Uma Identidade Corporativa forte e positiva só pode ser garantida se a organização também atuar internamente de forma moderna e contemporânea. Essa dinâmica deve ter impacto em áreas que se conjugam e estabelecem em conjunto: o design corporativo deve ser constantemente otimizado, a comunicação corporativa aprofundada e a filosofia corporativa refinada.