GESTÃO DE COMUNIDADES

Gestão de Comunidades é particularmente num ambiente em que, constantemente ligados a telas e dispositivos, a preocupação com o engagement e a interação está cada vez mais presente.

Frequentemente, a noção de desconexão entre marcas e público está relacionada com a falta de uma comunidade. Uma comunidade online permite que as pessoas se relacionem com as marcas, os seus colaboradores e embaixadores e outros les parties prenantes com ideias e necessidades semelhantes que são apaixonadas por um determinado tópico. Isto confere ao público um sentimento de pertença, onde podem compartilhar experiências, recursos e discutir os temas que consideram importantes. Permite também que empresas e marcas desenvolvam relacionamentos muito mais significativos com os seus clientes, o que pode aumentar o a interação e conduzir à fidelização do cliente.

As empresas que criam comunidades estão a encontrar os seus clientes onde estes já se encontram – online. Estão a investir em comunidades online criadas para os seus clientes, colaboradores e fãs – como parte de um processo denominado gestão de comunidade online.

Embora este possa parecer um novo conceito, as comunidades presenciais existem desde sempre, e as comunidades online começaram a formar-se naturalmente com o surgimento da internet. As comunidades online como as conhecemos hoje têm a sua origem em fóruns online e redes sociais onde um grupo de pessoas com interesses comuns podia comunicar.

As marcas mais inovadoras perceberam de que modo as comunidades online podem ser benéficas e começaram a construir as suas próprias comunidades de marca, onde clientes e embaixadores podem discutir os produtos e melhores práticas, solicitar ajuda e partilhar informação. À medida que os resultados deste tipo de stratégie começaram a aparecer, as comunidades começaram a popularizar-se mais amplamente.

Hoje, existem soluções poderosas para facilitar a criação e gestão de comunidades online, permitindo envolver facilmente o público em todo o ciclo de vida da oferta. Organizações de sucesso usam estas comunidades para criar relacionamentos mais fortes com os seus clientes. As comunidades online permitem que as empresas adotem uma abordagem alargada para envolver os seus clientes, permitindo que estes, fãs e colaboradores se relacionem e interajam ativamente.

 

 

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