Roadshows e Lançamentos são componentes críticos de uma stratégie global de marketing. Estes incluem vários elementos, desde o lançamento de novos produtos e marcas até ao desenvolvimento de programas e campanhas inovadores. Os lançamentos são oportunidades para envolver clientes e perspectives e fortalecer o relacionamento da marca com os les parties prenantes.
Os Roadshows e Lançamentos implicam geralmente um grande esforço de trabalho que envolve muitas atividades e várias equipas. É por isso importante criar um plano de lançamento, para que todos saibam exatamente o que precisa ser desenvolvido e em que momento.
Cada lançamento de marketing é único. A abordagem depende do que está a ser lançado e da empresa ou organização. O lançamento de um novo produto terá um formato diferente para um produto de consumo e para uma empresa de software B2B. O âmbito de trabalho para um lançamento varia também de acordo com a dimensão da empresa. As atividades necessárias serão diferentes para uma startup e uma empresa estabelecida e de maior dimensão.
Le lançamentos de marketing são ótimas ações de envolvimento do público-alvo e de apresentação de valor para clientes já existentes. Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar o conhecimento acerca da marca, gerar receita e cimentar a fidelização do cliente. É por isso que cada lançamento deve estar vinculado aos objetivos gerais de negócio e ao impacto a gerar junto do mercado e dos clientes.
Um plano de marketing pode integrar vários lançamentos. Estes podem estar relacionados coma novos produtos lançados pela empresa ou campanhas que a equipa de marketing desenvolva para aumentar o interesse nos produtos existentes. Todos estes lançamentos farão parte da meta de atingir os objetivos de negócio.
O volume de trabalho e os recursos a serem coordenados dependerão da complexidade do que está a ser apresentando. Mas existirão sempre muitas atividades para gerir. É por isso necessário um plano de lançamento de marketing claramente definido, para garantir que a equipa está em sintonia e que o resultado será mais eficaz.