O Marketing de Comunicação divulga histórias e ideias corporativas desconhecidas dos jornalistas e que os responsáveis institucionais não conseguem fazer chegar ao jornalista mais indicado, no Órgão de Comunicação Social (OCS) adequado e no tempo oportuno.
A Gestão da Relação com Jornalistas e OCS trata da procura de oportunidades mediáticas em função das necessidades. Com a comunicação digital e as potencialidades da web, a relação entre Jornalista e Relações Públicas passou a ser uma relação ‘pública’, os planos de comunicação dos profissionais de Relações Públicas passaram a ter uma vertente mais estratégica.
Apesar de o digital ter impactado Gestão da Relação com Jornalistas e OCS, o estabelecimento de relações offline é mais relevante e importante para o propósito de promoção de relações duradouras e de confiança, sendo que o ambiente online apenas estimula o que já existe. A relação online estimula uma relação simétrica bidirecional, onde há mais comunicação e partilha, e o online proporciona novas ferramentas de trabalho, assim como práticas, contribuindo para uma comunicação mais eficaz.
O contexto digital dinamiza as relações entre os profissionais de Relações Públicas e Jornalistas, mas essas relações apenas serão confiáveis se criadas presencialmente. Com o digital emergem novos joueurs no processo comunicacional, o que lhes permite contornar as barreiras jornalistas no processo de divulgação de comunicações.
Existem diversas formas de uma organização marcar presença na paisagem mediática: negociação de cobertura mediática que depois terá uma reconversão em formato de mancha de publicidade (coupure); troca de publicidade, em que a organização desenvolve um artigo em troca de uma página de publicidade no meio; sponsoring, que visa associar uma marca a um evento; mecenato, enquanto intervenção estratégica que ilustra e prolonga a cultura da empresa; lobbying, que é visto como estratégia de influência; e criação de projetos, programas e eventos.
En mettant en œuvre des actions de communication marketing visant à transformer l'information véhiculée sur les produits et services en perceptions sur leurs attributs et leur positionnement, la SayU stimule le développement de la notoriété de la marque et de l'organisation.
Commentaires récents