Transformação digital
A transformação digital, associada à disrupção e à incerteza, apresenta um impacto significativo na condução do marketing no período mais recente. Aos profissionais de marketing é exigido que consigam aproveitar abordagens que priorizam os dispositivos móveis, o médias sociaux e a adoção de tecnologia de ponta, exemplo de chatbots e formatos interativos. Esta visão inclusiva da tecnologia será vital para alcançar os les parties prenantes com eficácia e impulsionar o negócio no futuro.
A criação, dinamização e conversão de leads de qualidade continua a ser o principal objetivo dos profissionais de marketing. A realidade a este nível já mudou, sendo provável que a forma como esta interação é desenvolvida se continue a alterar significativamente nos próximos anos.
Mais do que tentar assegurar mudanças individuais a nível das equipas de marketing e vendas, as organizações devem equacionar estratégias repensadas e adaptadas a um novo ambiente e necessidades. E muito embora nos tenhamos habituado a abordar clientes e perspectives em plataformas de comunicação como Zoom e Teams e a organizar eventos virtuais, estas ações são insuficientes para ajudar a colmatar lacunas num pipeline.
Para obter mais leads revela-se hoje necessário interagir e responder aos potenciais clientes onde eles estiverem presentes: no digital, principalmente em canais como o LinkedIn e o Twitter. Como parte desse esforço, a equipa deve procurar posicionar-se como leader d'opinion reconhecida na sua área de atividade e contribuir para a conversação de forma original e positivamente “provocadora”. Uma abordagem através da qual será possível alavancar a oferta de soluções específicas para os desafios do cliente e com um foco no setor.
A maioria dos profissionais não consegue ainda cumprir esta visão individualmente. É, pois, responsabilidade da organização disponibilizar o apoio certo para este objetivo. Em última análise, os líderes executivos e responsáveis por equipas, especialmente aqueles em setores mais inovadores, devem criar conteúdo que possa ser apresentado ao mercado, incluindo livres blancs, estudo, guias e tutoriais, reveladores de experiência, inovação e expertise.
A pandemia COVID-19 impactou eventos e iniciativas. Enquanto algumas organizações optaram por eventos online e outras por atrasar ou cancelar o que tinham planeado, todos os profissionais de marketing tiveram que se adaptar rapidamente à realidade de que os eventos presenciais não podem ser o foco do contacto, e que a realidade é agora híbrida.
Esta incerteza também está também a encaminhar o discurso para o médias sociaux e os formatos de comunicação nestas plataformas estão igualmente a mudar. Muitos profissionais de marketing estão agora mais interessados em estratégias altamente direcionadas e personalizadas, com o digital a tornar possível a utilização de ferramentas de direcionamento com um nível de detalhe elevado, fornecendo conteúdo de nicho para segmentos de público específicos. Os aplicativos de agendamento podem ajudar organizações de menor dimensão e recursos mais escassos e empreendedores individuais a gerir uma estratégia cada vez mais complexa, dotada de múltiplas mensagens e destinatários.
Estas novas estratégias e ferramentas podem ajudar as marcas a adaptarem-se a um mercado onde o público está mais interessado e responde mais favoravelmente a canais digitais e conteúdos personalizados. Os profissionais de marketing devem estar preparados para abraçar estas mudanças se querem atingir efetivamente o seu público-alvo num futuro ainda em definição.