Gestão de conteúdos de marketing (CMS) é uma solução de software que ajuda as empresas a gerir o conteúdo de marketing em vários canais. Tem como objetivo ajudar as empresas a lidar com os novos desafios de lidar com canais de marketing mais diversos num ambiente de negócio cada vez mais digital.
Com um grande segmento do mercado consumidor cada vez mais móvel, usando dispositivos com interfaces mais diversificadas, as empresas estão a responder à necessidade de usar sites com responsive design ou plataformas de social media para atingir o seu público-alvo. As soluções de gestão de conteúdo de marketing ajudam a rastrear e medir todos esses esforços de marketing e mantê-los direcionados e precisos.
Muitas das melhores ferramentas de MCM são configuradas num design em painel, rico em recursos que apesentam as métricas de marketing reais para partes individuais de uma campanha. Os utilizadores podem executar relatórios e ter uma visão transparente sobre o desempenho de cada esforço de marketing individual, em cada plataforma.
Este processo de recolha, entrega, recuperação, governança e gestão geral de informações é normalmente usado em referência à administração do ciclo de vida do conteúdo digital, desde a sua criação até ao armazenamento permanente ou exclusão. O conteúdo envolvido pode ter a forma de imagens, vídeo, áudio e multimédia, bem como texto.
Para quase todas as categorias de conteúdo digital, existe uma ferramenta ou processo correspondente para o gerir.
- Gestão de conteúdo em social media: ajudam a criar uma estratégia de marketing em social media organizada e com objetivos definidos e a analisar o envolvimento do público.
- Gestão de conteúdo web: usado para criar, gerir e exibir páginas web. Um sistema de gestão de conteúdo web (WCMS) é um programa que fornece às organizações uma ferramenta para gerir informações digitais num site sem conhecimento prévio de programação web e pode incluir componentes para um setor específico, como um aplicativo de gestão de conteúdo (CMA) que automatiza a produção de HTML.
- Gestão de conteúdo móvel: fornece acesso seguro a dados corporativos em smartphones, tablets e outros dispositivos. Os principais componentes do MCM são o armazenamento e partilha de arquivos.
- Gestão de conteúdo empresarial: possui componentes que ajudam as empresas a gerir dados de forma eficaz. Os componentes do ECM são voltados para objetivos como otimizar o acesso, minimizar a sobrecarga, bem como o arquivamento, governança de conteúdo e segurança.
Além de plataformas de gestão de conteúdos para tipos de conteúdo específicos, existem também sistemas de gestão de conteúdo geral que disponibilizam processos automatizados para a gestão e criação de conteúdo digital colaborativo.
Um CMS inclui recursos como a gestão de formato, funcionalidades de publicação e a capacidade de atualizar o conteúdo. Pode permitir que um utilizador crie uma aparência unificada e tenha controle da versão. Um sistema de gestão de ativos digitais (DAM) é outro tipo de CMS que gere documentos, filmes e outros ativos de media avançada.