GESTÃO DE STAKEHOLDERS

Gestão de Stakeholders

Gestão de Stakeholders surge como um elemento vital da execução de um projeto bem-sucedido na relação com o público.

Investir tempo na identificação e hierarquização de stakeholders e na avaliação das suas necessidades fornece uma base sólida para construir uma estratégia de interação. Uma compreensão profunda acerca dos stakeholders, apoiada por um plano de interação sólido de carácter estratégico, claro e priorizado ajuda a desenvolver e manter a relação, mitigar riscos, alinhar objetivos de negócio e evitar equívocos e desorientação.

Num contexto de crescente legislação em torno da proteção da privacidade e do direito à informação, é ainda mais crítico que uma organização ou projeto conte com um plano e protocolos de gestão de stakeholders claramente definidos. Os riscos de não adotar uma abordagem sistemática e controlada para esta gestão são elevados e aumentam a par das expetativas da comunidade onde desenvolvemos a nossa atividade.

Os projetos não existem de forma isolada. Mesmo que exista um briefing, orçamento, programa e âmbito de trabalho definidos, qualquer projeto está também sujeito a influências externas. Uma organização ou empresa existe num ambiente “político”, habitado por todos aqueles que têm uma determinada participação ou interesse nos seus resultados. Este ambiente e as expectativas geradas representam um risco significativo.

É improvável que os requisitos de todos os stakeholders coincidam e estes procurarão exercer a sua influência para assegurar as suas próprias necessidades. Esta pressão gera mudança e a mudança aumenta a complexidade da tarefa de gestão, colocando em risco o custo e a concretização do plano traçado.

Se a visão dos stakeholders não for abordada e se estes não estiverem envolvidos no desenvolvimento do negócio, é improvável que este entregue o valor esperado por todos os envolvidos. É importante que a gestão numa organização encontre o equilíbrio certo entre o envolvimento destas “partes interessadas” e o seu isolamento perante influências externas, no sentido de alcançar as suas metas e maximizar os benefícios para o cliente e outros targets prioritários.

 

 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt