O Google SGE (Search Generative Experience) chegou a Portugal e trouxe consigo profundas mudanças. É exigido do mundo do e-commerce uma série de adaptações das estratégias para que, assim, o sucesso online seja garantido.
O que esperar?
Inteligência artificial generativa
O Google SGE utiliza IA para gerar automaticamente resultados de pesquisa, incluindo snippets informativos, imagens e até mesmo produtos relacionados.
Nova perspetiva de conversão
O Google SGE vai ter mais peso na decisão de compra do consumidor, influenciando a escolha da marca.
Perda de controle para as marcas
A abundância de informações de diferentes fontes e o surgimento tardio de resultados orgânicos dificulta o controlo da mensagem pelas marcas.
Tráfego reduzido
A nova forma de apresentar os resultados de pesquisa, com foco em snippets informativos, pode desestimular a entrada nos sites, levando à queda do tráfego.
Dicas para uma adaptação ao novo cenário
SEO GSO (Generative)
Os websites deverão ser otimizados para a nova era da inteligência artificial, focando-se em partes constituintes da pesquisa e criando conteúdo informativo e rico em imagens.
Mudança na jornada do cliente
Há que preparar uma jornada de compra mais rápida, com foco em visitantes de meio e fundo de funil que já possuem informações sobre o produto.
Otimização para dois algoritmos
As estratégias deverão ser otimizadas tanto para os resultados orgânicos quanto para o AI snapshot, que utiliza inteligência artificial para gerar resultados.
Aumento de competição
O ambiente online será ainda mais competitivo, no qual a otimização e a adaptação serão essenciais.
Estratégias para o e-commerce
- Criação de Siamese Pages, páginas transacionais e complementares interligadas para oferecer uma experiência completa ao cliente.
- Repensar o conteúdo, com a produção de conteúdos ricos em informações e imagens, citando fontes externas e estatísticas para aumentar a credibilidade.
- Identificação e utilização de palavras-chave para Featured Snippets, com potencial para aparecer com destaque na página de resultados.
- Utilização de linguagem natural e coloquial nos textos, em tom de conversação com o cliente.
- Criar páginas long-tail, que abordem temas específicos e relevantes para o público-alvo.
- Otimizar facetas e catálogos, com atributos de categoria para facilitar a navegação e a procura por produtos.
- Apostar em descrições de produto completas, destacando os diferenciais da marca e oferecendo informações técnicas relevantes.
- Reforçar sinais EEAT, de experiência, expertise, confiabilidade e autoridade do website.
- Otimizar a taxa de conversão (CRO) para maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.
- Explorar novos mecanismos de busca e oportunidades em diferentes plataformas.
O Google SGE representa um novo paradigma para o e-commerce. A adaptação e a otimização contínuas serão essenciais para se ser relevante neste novo ambiente em constante mudança.
A formas de pesquisa estão a mudar e quem não se adaptar ficará para trás. Registe as nossas recomendações e prepare-se para este novo mundo.