u’ve got mail

Ago 16, 2023

Guia para caravanas em primeira viagem

Caravanas: A Euromaster aconselha a verificação da pressão e do estado dos pneus, do nível do óleo, do líquido de arrefecimento, das luzes, dos travões, dos limpa para-brisas, dos filtros e do sistema de alternador.

caravanas 

Lisboa, 16 de agosto de 2023 – Em apenas três anos, o negócio das autocaravanas quase triplicou em Portugal e, em 2023, é esperado um aumento de 30% no aluguer deste tipo de veículos – dados da plataforma de aluguer Yescapa. Esta é uma forma de viajar e descobrir o mundo que está a ganhar cada vez mais adeptos e a grande maioria do público (69%) revela estar disponível para desfrutar das suas férias numa caravana ou autocaravana.

Para tranquilidade nestas férias, a Euromaster, rede de oficinas especializada em manutenção integral de veículos, recorda aos campistas novatos que estes veículos devem ser objeto de um controlo de oito elementos-chave para garantir o seu bom estado.

A pressão e o estado dos pneus são um dos principais elementos a verificar. É essencial apurar o seu estado e desgaste – se o piso do pneu estiver muito gasto ou rachado, este deve ser substituído imediatamente.

É também aconselhável ligar o veículo e deslocá-lo para a frente e para trás durante alguns metros em intervalos regulares. Isto ajudará o pneu a recuperar a sua forma e a pressão será aplicada num ponto diferente, uma vez que sofre mais com o peso do veículo.

A Euromaster recomenda igualmente a utilização de nitrogénio ao encher os pneus para manter a pressão mais estável, uma vez que é mais resistente às mudanças de temperatura. Desta forma, favorece um melhor desempenho dos pneus, uma maior estabilidade e um menor consumo de combustível.

Controlo dos sistemas essenciais do veículo

Em seguida, é essencial verificar o nível do óleo, para evitar o desgaste devido à fricção dos vários componentes do motor. Ao mesmo tempo, é essencial verificar o líquido de arrefecimento, especialmente no verão, quando são atingidas temperaturas muito elevadas, uma vez que este absorve o calor do motor.

É igualmente importante verificar o funcionamento das luzes, um elemento que proporciona ao condutor a capacidade de ver e ser visto, especialmente em condições de baixa visibilidade.

A verificação do sistema de travagem é também muito importante. Assim, se não se ouvirem sons estranhos quando o pedal do travão é pressionado e se não ocorrer nenhum comportamento anormal, este é um bom indicador. Recomenda-se igualmente a verificação visual (com uma lanterna, se necessário) das pastilhas e dos discos dos travões.

Além disso, estes veículos exercem uma maior pressão sobre o sistema elétrico e sobre as baterias, tanto principais como auxiliares, pelo que é aconselhável controlar o sistema de carga. Uma manutenção incorreta ou uma sobrecarga podem conduzir a uma descarga parcial ou total, esgotando assim a sua vida útil muito antes do previsto. Isto pode originar uma deficiente utilização dos aparelhos eletrónicos ou do sistema de aquecimento. Além disso, se forem utilizados painéis solares, é aconselhável mantê-los limpos para não condicionar o seu funcionamento.

Ao mesmo tempo, a verificação do estado, e da própria água, do limpa-para-brisas não é um aspeto de menor importância. Em movimento, o para-brisas dianteiro acumula insetos, pó e sujidade, fatores que reduzem a visibilidade do condutor.

 

Por último, é importante prestar especial atenção aos filtros. O filtro de habitáculo, também conhecido como filtro de pólen, pode introduzir sujidade no interior, tornando o sistema menos eficiente e criando um ambiente difícil para o condutor e os passageiros. O mesmo se aplica ao filtro de ar do motor. Se ficar saturado, o desempenho do motor será comprometido, levando a um maior consumo de combustível e até a avarias dispendiosas.

 

Sobre a Euromaster

A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis. Mais informações em www.euromaster.pt

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt