Marketing de Propósito tem vindo a influenciar a forma como uma organização entende as suas metas de marketing: de anunciar os seus produtos ou serviços para construir um ecossistema de marca com propósito social.
O Marketing de Propósito é uma estratégia usada por uma organização para centralizar os seus esforços de comunicação externa em torno de uma causa social que se alinha com os seus próprios valores e visão. O objetivo desta tipologia de marketing passa por permitir que uma organização desenvolva um relacionamento mais profundo com os seus stakeholders e comunidade, criando conexões autênticas baseadas em valores partilhados.
As empresas orientadas por objetivos deste tipo procuram envolver os clientes nos seus objetivos. Idealizam, por isso, uma base de clientes comprometida, que ganha significado com o seu envolvimento, e que também ajuda a empresa a promover o seu propósito social.
Importa, assim, procurar oportunidades de integração dos stakeholders. Tal implica começar por considerar os tópicos ou problemas com os quais estes se identificam e preocupam e desenvolver com plano de ação com base nessa informação e envolvê-los na discussão.
O impacto deste diálogo tem de ir para além das aparências – é sobre fazer com que as pessoas sintam que foram ouvidas e compreendias e estão a participar de uma ação impactante. Esta é uma oportunidade de trazer mais pessoas para uma comunidade que de outra forma nunca poderia ser conquistada.
Esta comunidade em torno da marca ativa a base de clientes, criando as condições para que possam aderir e participar e para a sua voz ser ouvida. Significa dar aos stakeholders as ferramentas para as ajudar a contar a sua história. Contar as suas histórias e partilhar as suas preocupações permite criar interação e reconhecimento numa dinâmica de propósito social.
Uma organização tem hoje de ser mais do que o seu negócio: é um interveniente ativo e participante numa realidade mais abrangente e integra necessariamente na sua atuação as grandes questões do seu tempo.