u’ve got mail

Abr 30, 2019

Media tradicionais anganados pelas Fake News

Media Tradicionais

Media Tradicionais

No dia 18 de abril, o Sport Lisboa e Benfica jogou frente ao Eintrack Frankfurt os quartos de final da Liga Europa. Nessa ocasião, dois adeptos do clube encarnado viajaram de carro até à cidade alemã para apoiar o seu clube. No entanto, o único problema foi que se enganaram na cidade. O nome era exatamente o mesmo (Frankfurt), mas acontece que, na Alemanha, existem duas cidades com esse nome.

A história tornou-se rapidamente viral e os media tradicionais não tardaram em fazer notícia com esta história, no mínimo, curiosa. O único problema em todo este processo é que, afinal de contas, tudo não passou de uma encenação. Afinal de contas, os dois adeptos do Benfica tinham sido contratados pela revista “11 freud” e toda a história era, como referiu um dos adeptos no seu Instagram, “apenas um trabalho”.

Para além da vertente cómica de todo este enredo, esta história demonstra também a facilidade como os ditos media tradicionais podem ser facilmente enganados. É certo que, neste caso, não se trata de um assunto com implicações graves, mas será que este tipo de situações não acontece quando a temática em causa é outra?

A verdade é que hoje os jornalistas não têm o tempo necessário para verificar a veracidade da informação que lhes é fornecida. Podemos também alegar que no exemplo que referimos a história estava bastante bem encenada. No entanto, e se o mesmo aconteceu, por exemplo, no Brexit? Ou nas eleições espanholas do fim de semana passado?

É difícil chegar a alguma conclusão sobre este tema e podemos sempre afirmar que as fake news já existem há algum tempo e que tudo se trata de uma questão de perceção. Mas será mesmo isso ou, por outro lado, estamos perante um problema de verificação de informação com implicações mais graves?

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting