Há várias formas através das quais as Relações Públicas podem ajudar o jornalismo e os jornalistas no seu trabalho. Nomeadamente, acelerando a criação de notícias e reduzindo os custos da sua produção, através da distribuição de informação fiável.
Em primeiro lugar, as Relações Públicas fornecem informações, estatísticas e verificação de factos para os jornalistas. Isto permite-lhes informarem-se ou tranquilizarem-se sobre os factos mais recentes sobre o assunto que estão a investigar. Os jornalistas recebem dados de profissionais de RP, mas que apenas são utilizados se as informações forem fiáveis.
Benefícios Mútuos
Todas as formas de meios de comunicação, incluindo os jornais impressos tradicionais, atribuem um elevado valor à obtenção de boas imagens. Visuais fortes ajudam a contar a história, mas também aumentam as vendas. Podem mesmo prolongar o tempo que um internauta passa no website. As Relações Públicas sabem que qualquer tema que proporcione imagens de qualidade será uma boa oportunidade de assegurar uma cobertura mediática através das relações com os meios de comunicação social.
Outra forma das RP ajudar os jornalistas é – antes de emitir um comunicado à imprensa ou organizar um evento – identificar pessoas que estejam preparadas para falar com os meios de comunicação social. Para os jornalistas, encontrar pessoas reais que tenham sido afetadas por determinada questão e que queiram falar publicamente é altamente demorado e dispendioso. Especialmente em questões como a saúde ou finanças pessoais, onde as pessoas estão geralmente menos interessadas em partilhar informação.
Obter citações relevantes
O processo criativo de planeamento antecipado do conteúdo futuro dos media também pode beneficiar das Relações Públicas. Mesmo que não o utilizem, os jornalistas procuram nos comunicados de imprensa que lhes são enviados por profissionais de RP ideias para novas histórias ou reportagens. Em troca, estes fornecem oportunidades para as organizações apresentarem ideias de histórias aos meios de comunicação social. Este é um processo de duas vias que, ao mesmo tempo, facilita o envolvimento mútuo.
Uma história noticiosa incluirá citações de pessoas relevantes, incluindo líderes seniores de organizações envolvidas na mesma. As RP aceleram o processo de solicitarem uma citação em resposta a uma questão ou história, fornecendo e distribuindo essas citações. Muitos comunicados noticiosos organizacionais consistem apenas numa citação de uma resposta responsável a um acontecimento noticioso. As entrevistas são também um formato regular dos media e os profissionais de Relações Públicas aceleram e simplificam o processo de organização destas entrevistas.