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Ago 31, 2023

Controlar o sistema AdBlue e evitar avarias

Euromaster recomenda que o controlo do sistema AdBlue seja incluído na manutenção preventiva do veículo. Rede de oficinas trabalha em formação nestes sistemas para todos os profissionais.

AdBlue

Lisboa, 30 de agosto de 2023 – O AdBlue é um componente desenvolvido para reduzir as emissões poluentes dos veículos a gasóleo. No entanto, este sistema está a causar muitas dores de cabeça aos condutores devido à falta de manutenção, o que pode resultar numa avaria até 1.200 euros, de acordo com a Euromaster, rede de oficinas especializada na manutenção integral de veículos.

O AdBlue não necessita efetivamente de manutenção, mas sim de assistência. Por esta razão, a Euromaster recomenda que o sistema seja verificado em cada revisão geral do veículo, em função do número de anos ou de quilómetros percorridos. Desta forma, um profissional verificará se o sistema apresenta falhas, se o depósito apresenta fugas e limpará o injetor de AdBlue no sistema de escape através de um diagnóstico.

O AdBlue é muito propenso a cristalizar, o que pode levar a bloqueios e ao mau funcionamento da própria bomba. Este processo resulta numa avaria do veículo que poderá custar entre 800 e 1.200 euros, consoante o modelo.

De facto, tendo em conta o aumento do número de veículos que dão entrada nas oficinas devido a este problema e outros relacionados com sistemas anti contaminação, a Euromaster está a ministrar este ano uma formação específica aos profissionais da rede para o correto teste, manutenção e reparação destes sistemas, incluindo o AdBlue.

Veículo não arranca com o depósito AdBlue vazio

A chegada do AdBlue é relativamente recente – a aprovação para utilização é de 2014 – e apenas os veículos a gasóleo estão equipados com este sistema. Todos os automóveis equipados com AdBlue têm um alerta dos quilómetros que faltam para o próximo abastecimento, e de facto, verificar o nível deste depósito é tão importante como o da gasolina: se o líquido acabar o veículo consegue chegar ao destino, mas não volta a arrancar enquanto não for reabastecido.

A maioria dos veículos emite vários avisos prévios à medida que os quilómetros se esgotam e, quando o nível de AdBlue for baixo, o aviso de falha do motor acende-se. Dependendo da marca, o AdBlue deve ser reabastecido a cada 10.000 a 20.000 quilómetros, consoante o modelo.

Recorde-se que o AdBlue não é poluente, é incolor e inodoro. Este componente reduz as emissões poluentes produzidas após a combustão do motor, para que os construtores possam cumprir a norma europeia Euro 6, que obriga a reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

 

Sobre a Euromaster

A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis. Mais informações em www.euromaster.pt

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