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Out 24, 2018

6 transformações na comunicação

Novas Estratégias Comunicacionais

novas estratégias comunicacionais

Data Driven Communication, Realidade Virtual (VR) e H2H Communication estão entre as novas estratégias comunicacionais para alcançar resultados, num mercado cada vez mais competitivo. A digitalização e as inovações tecnológicas dos últimos tempos trouxeram novos desafios para a comunicação empresarial, que tem vindo a sofrer alterações significativas. As empresas têm agora que reajustar a forma como comunicam com os consumidores, fazendo uso das novas ferramentas digitais do presente. E que ferramentas são estas?

 

1. Data Driven Communication

Dados: é esta a palavra-chave. Os dados pessoais, demográficos ou comportamentais são uma ferramenta importante para as empresas saberem mais sobre os consumidores e poderem personalizar a sua comunicação consoante as especificidades e interesses de cada indivíduo. Empresas como a Google e Facebook já se estão a preparar para dominar o mundo dos dados, guiados por inteligência artificial para uma comunicação mais personalizada, dinâmica e interativa.

 

2. Actionable Insights

Estudar o comportamento dos utilizadores a partir de plataformas gráficas em tempo real é benéfico para as empresas, pois o padrão comportamental online fornece-lhes novos insights para planear e interagir com cada consumidor. Se antes o consumidor não era tão valorizado como nos dias de hoje, parece-nos agora que todos os olhares se concentram nele.

 

3. Paid Media, Native Advertising, Sponsored Articles

As empresas estão a tornar-se storytellers: têm uma história para contar e querem ser ouvidas. O que o presente nos mostra é que as empresas vão continuar a apostar em histórias pagas nos media tradicionais e modernos e a incluí-las na sua estratégia de relações públicas.

 

4. Sales Leads

O número de leads comerciais gerados é a nova métrica na qual as empresas vão querer apostar para medir o resultado das relações públicas. Os leads comerciais fornecem métricas mais objetivas, pertinentes e adaptadas face às impressões, Advertising Equivalent Value ou mesmo engagement.

 

5. Realidade Virtual (RV)

Chegámos a um dos “hot issues” do momento: a realidade virtual. As marcas estão a incorporar esta ferramenta para fornecer aos consumidores experiências mais imersivas e sensoriais, baseadas na utilização de óculos de realidade virtual que surgem como mediadores entre o mundo físico e o mundo virtual. O próprio Facebook vai desafiar os seus utilizadores para interações sociais num mundo virtual. Estaremos perto de eliminar a fronteira entre estes dois mundos?

 

6. H2H Communication

Apesar dos avanços tecnológicos tornarem as empresas mais dependentes da tecnologia, a comunicação vai centrar-se na relação entre pessoa-pessoa. Estas interações serão caracterizadas por maior personalização, laços emocionais e autenticidade.

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