O marketing de consumo e o consumidor do futuro

 

marketing de consumo

As habitações são mais tecnológicas e as famílias procuram rentabilizar o seu tempo ao máximo através da utilização de dispositivos que utilizem Inteligência Artificial. Apesar de parecer muito, uma família de classe média tem atualmente cerca de seis dispositivos ligados à Internet em casa.

A realidade generalizada das famílias das sociedades modernas tende a ser cada vez mais digitalizada e com tendência a simplificar processos outrora bastante burocráticos.

Os desafios do marketing integrado e multicanal

Como podem as empresas certificar-se de que as suas mensagens estão a ser transmitidas? Ou como podem saber se estão a utilizar o canal mais apropriado ao target que querem alcançar?

A verdade é que as empresas que pretendem manter as suas vertentes de negócio adaptadas à realidade do mercado atual necessitam apostar num marketing multicanal. A aposta em canais singulares é inviável quando a geração do futuro está presente em praticamente todos os meios e procura a resposta mais completa.

A evolução do marketing multicanal: o omnichannel

Enquanto a metodologia de marketing multicanal desenvolve propostas que possibilitem a divulgação de um produto ou serviço em vários canais diferentes e procura produzir conteúdo adaptado a cada um deles, o conceito omnichannel está em cima da mesa e promete revolucionar o mercado.

Esta variante pretende desenvolver uma metodologia sistemática que possa criar um sistema de comunicação único. Em vez de procedimentos complexos de desenvolvimento de canais de marketing singulares, como atualmente acontece com as marcas que adotam a metodologia do marketing multicanal, o omnichannel propõe uma utilização dos recursos online, social media e aplicações mobile integrada e um maior envolvimento com o utilizador.

O exemplo da Starbucks

A marca Starbucks utiliza a metodologia omnichannel no seu programa de fidelização de clientes que ligam os seus perfis pessoais e outras contas à sua conta de cliente da Starbucks. Os utilizadores têm agora a possibilidade de carregar o seu cartão de consumo pelo smartphone ou computador, através da aplicação mobile ou diretamente no ponto de venda da marca.

Os algoritmos do sistema da Starbucks permitem que, quando um cliente faz um pedido através da app, seja calculado o tempo de viagem até à loja mais próxima para que o produto esteja pronto à hora da sua chegada. Escolher a banda sonora da loja onde se encontram é outra das possibilidades que a marca oferece aos utilizadores dos seus canais de comunicação.

Este é um exemplo simples de como uma comunicação holística e integrada é capaz de proporcionar uma experiência positiva ao cliente.

Haverá sempre uma desvantagem enquanto as estratégias de marketing digital não forem integradas e multicanal, ou neste caso, num futuro próximo: omnichannel.

Para destacar produtos ou serviços e estar apto a sobreviver neste universo competitivo é necessário batalhar pela atenção e pelo primeiro lugar na mente do utilizador. Estar presente em apenas um canal digital pode ser um passo para o fracasso.